INFORMATIVO METEOROLÓGICO Nº 20/2023

Confira a previsão do tempo entre os dias 22 de maio e 7 de junho de 2023

Publicado em 22/05/2023 15h11 . Última modificação 22/05/2023 15h43 .

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) concluiu, nesta segunda-feira (22), a previsão do tempo para as próximas duas semanas. Na primeira, entre os dias 22 e 29 de maio, são previstos volumes de chuva maiores que 60 milímetros (mm) em áreas da Região Norte. Veja figura 1 (cores laranja, vermelho e rosa). 

A previsão também indica acumulados de chuva acima de 50 mm (tons em amarelo na figura 1) no litoral de Alagoas e Sergipe devido à forte convergência de umidade em baixos níveis da atmosfera, associada à Alta Subtropical do Atlântico Sul (ASAS), no decorrer da semana. 

Além disso, a combinação do calor com a alta umidade favorece a ocorrência de chuvas na divisa entre os estados do Paraná e Santa Catarina.

Confira, a seguir, a previsão do tempo detalhada para cada região do Brasil nas próximas duas semanas.

Previsão para a 1ª semana (22/05/2023 a 29/05/2023):

Região Norte: os volumes podem passar de 80 mm no oeste do Amazonas, norte do Amapá e em Roraima. Já no sul do Amazonas, Acre, Rondônia e em áreas centrais e do oeste do Pará, a chuva deve ser inferior a 50 mm. No sul do Pará e em Tocantins, a previsão é de tempo seco.

Região Nordeste: podem ocorrer chuvas expressivas na faixa leste da região, com volumes que podem ultrapassar 50 mm, especialmente, entre o litoral de Alagoas e Sergipe. Confira a nota detalhada! Já na parte central do Ceará e litoral sul da Bahia, os volumes podem ser menores que 30 mm. Nas demais áreas, o tempo ficará seco. 

Região Centro-Oeste: Uma massa de ar quente e seco irá prevalecer sobre grande parte da região, dificultando a ocorrência de chuvas. No extremo noroeste de Mato Grosso e sul de Mato Grosso do Sul, a previsão indica chuvas mais localizadas e isoladas, com valores de até 20 mm.

Região Sudeste: prevalece o tempo quente e seco em grande parte da região. Em áreas do Espírito Santo e do Vale do Mucuri, em Minas Gerais, e, também, no Rio de Janeiro, a chuva pode ser fraca e isolada a partir do dia 24 de maio.

Região Sul: áreas de instabilidade podem provocar chuvas pontuais na divisa entre os estados do Paraná e Santa Catarina, com acumulados abaixo de 50 mm. Já no Rio Grande do Sul, a previsão é de baixos acumulados, com valores inferiores a 30 mm a partir do dia 24 de maio.

Figura 1: Previsão de chuva para a 1ª semana (22 a 29/05/2023). Fonte: INMET.


Na segunda semana, entre os dias 30 de maio e 7 de junho, os acumulados de chuva podem superar 80 mm em áreas da Região Sul do País. Veja figura 2. 

Já no noroeste e sul da Região Norte e leste das regiões Sudeste e Nordeste, os volumes podem superar 40 mm. Nas demais áreas do País, predomina a previsão de pouca ou nenhuma chuva.

Previsão para a 2ª semana (30/05/2023 a 7/6/2023):

Região Nortesão previstos acumulados maiores que 40 mm na faixa norte e no extremo oeste da região. Já em áreas do sul do Acre, Rondônia, Tocantins e Pará, os volumes podem  ser inferiores a 50 mm.

Região Nordeste: predomina o tempo quente e seco, principalmente, no interior da região. Na faixa norte e leste, há possibilidade de chuva com valores abaixo de 40 mm.

Região Centro-Oeste: são previstos baixos acumulados de chuva em praticamente toda a região. Os volumes não devem ultrapassar 50 mm.

Região Sudeste: predomina o tempo seco em parte da região, podendo ocorrer chuvas isoladas, com acumulados menores que 50 mm na divisa entre os estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.

Região Sul: os acumulados de chuva não devem ultrapassar 60 mm no Paraná e em Santa Catarina. No Rio Grande do Sul, os volumes podem ser menores que 50 mm.

Figura 2: Previsão de chuva para a 2ª semana (30/05/2023 a 7/6/2023). Fonte: GFS.

Confira AQUI a previsão completa para os próximos 15 dias e as condições observadas no Brasil na última quinzena no Informativo Meteorológico nº 20/2023.

O INMET é um órgão do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.

A previsão de tempo e os avisos meteorológicos são divulgados diariamente em nosso portal, aplicativo e redes sociais:

Instagram: @inmet.oficial

Twitter: @inmet_

Facebook: @INMETBR

Tiktok: @inmetoficial

Youtube: INMET

Veja mais: