INFORMATIVO METEOROLÓGICO Nº 18/2023

Confira a previsão do tempo entre os dias 8 e 24 de maio 2023

Publicado em 08/05/2023 15h22 . Última modificação 08/05/2023 16h11 .

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) concluiu, nesta segunda-feira (8), a previsão do tempo para as próximas duas semanas. Na primeira, entre os dias 8 e 15 de maio, são previstos maiores volumes de chuva (tons vermelho e rosa no mapa da figura 1), com valores superiores a 70 milímetros (mm), em áreas da Região Norte devido à combinação do calor e a alta umidade com a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).

A avanço de uma frente fria em direção ao leste da Região Sudeste também deve contribuir para chuvas mais expressivas ao longo da semana. 

Já em grande parte do interior do Nordeste, em áreas do Sul do País e, também, nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, a previsão é de pouca ou nenhuma chuva na maioria dos dias (tons em branco e azul no mapa da figura 1).

Confira, a seguir, a previsão do tempo detalhada para cada região do Brasil nas próximas duas semanas.

Previsão para a 1ª semana (08/05/2023 a 15/05/2023)

Região Norte: São previstos volumes de chuva maiores que 50 milímetros (mm) em grande parte da região, podendo ultrapassar 80 mm em áreas centrais e do noroeste do Amazonas, Roraima, parte do Amapá e em áreas pontuais do Pará. Já no Acre, Rondônia, sul do Tocantins e Pará, o valor deve ser inferior a 50 mm. 

Região Nordeste: A previsão indica volumes entre 40 mm e 60 mm no norte do Maranhão e litoral da Bahia. No norte do Piauí, podem ocorrer chuvas pontuais, entre 10 e 30 mm. Já em áreas do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), podem ocorrer valores inferiores a 30 mm. 

Região Centro-Oeste: O tempo seco vai predominar em grande parte da região, com chuvas mais localizadas e em forma de pancadas sobre o oeste de Mato Grosso. Os valores devem ser inferiores a 40 mm.

Região Sudeste: A semana terá tempo quente e seco. No entanto, a passagem de uma frente fria em direção ao oceano vai contribuir para a ocorrência de chuvas no leste da região.

Região Sul: No início da semana, a previsão indica volumes inferiores a 40 mm no nordeste do Rio Grande do Sul, leste de Santa Catarina e sul do Paraná. Com o passar do tempo, a tendência é de diminuição das chuvas, principalmente no oeste do Rio Grande do Sul.

Figura 1: Previsão de chuva para a 1ª semana (08 a 15/05/2023). Fonte: INMET.

Na segunda semana, entre os dias 16 e 24 de maio de 2023, a previsão do Inmet indica acumulados de chuva superiores a 80 mm (tons em laranja no mapa da figura 2) em grande parte da Região Norte e no estado do Maranhão. 

Já no sul da Região Norte e do Maranhão, oeste do Piauí, litoral do Ceará e no Rio Grande do Norte, assim como em áreas pontuais do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), Minas Gerais, Espírito Santo e Paraná, a previsão é de volumes de chuva entre 20 mm e 50 mm (tons em verde no mapa da figura 2).

Nas demais áreas, são previstos baixos acumulados, enquanto no interior do Nordeste e Centro-Oeste do País, não terá chuva. 

Previsão para a 2ª semana (16/05/2023 a 24/05/2023)

Região Norte: São previstos acumulados de chuva maiores que 60 mm em praticamente toda a região, podendo ultrapassar 90 mm no noroeste. Já em áreas do sul do Acre, Rondônia, Tocantins e sudeste do Pará, os volumes devem ser inferiores a 50 mm.

Região Nordeste: Os acumulados podem ser superiores a 50 mm no centro-norte do Maranhão. Já no oeste do Piauí e na faixa litorânea do Ceará até o Rio Grande do Norte, as chuvas podem variar entre 40 mm e 20 mm. Nas demais áreas, os volumes previstos serão menores que 40 mm. Por fim, na divisa da Bahia com o Piauí e Pernambuco, o tempo ficará quente e seco.

Região Centro-Oeste: A previsão indica acumulados inferiores a 20 mm em praticamente toda a região. Na área que faz divisa entre os estados de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, não há previsão de chuva. Já no norte de Mato Grosso, os volumes podem passar de 40 mm.

Região Sudeste: Previsão de poucas chuvas em praticamente toda a região, com volumes menores que 40 mm.

Região Sul: Acumulados de chuva menores que 40 mm podem atingir parte do Paraná e o extremo norte de Santa Catarina. Nas demais áreas, os volumes devem ser menores que 20 mm. No noroeste do Rio Grande do Sul, a chuva não deve aparecer.

Figura 2: Previsão de chuva para a 2ª semana (16 a 24/05/2023). Fonte: GFS.


Confira AQUI a previsão completa para os próximos 15 dias e as condições observadas no Brasil na última quinzena no Informativo Meteorológico nº 18/2023.


O INMET é um órgão do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.

A previsão de tempo e os avisos meteorológicos são divulgados diariamente em nosso portal, aplicativo e redes sociais:

Instagram: @inmet.oficial

Twitter: @inmet_

Facebook: @INMETBR

Tiktok: @inmetoficial

Youtube: INMET


Veja mais: