INFORMATIVO METEOROLÓGICO Nº 17/2023

Confira a previsão do tempo entre os dias 2 e 18 de maio 2023

Publicado em 02/05/2023 14h39 . Última modificação 08/05/2023 16h12 .

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) concluiu, nesta terça-feira (2), a previsão do tempo para as próximas duas semanas. Na primeira, entre os dias 2 e 9 de maio, são previstos maiores volumes de chuva (tons vermelho e rosa na figura 1), com valores superiores a 70 milímetros (mm), em parte das regiões Norte e Nordeste, além de áreas do sul do País.

Na faixa norte do Brasil, as chuvas devem ser ocasionadas pela combinação do calor e a alta umidade com a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), enquanto a chegada de um sistema frontal deve contribuir para chuvas mais expressivas desde o Rio Grande do Sul até o oeste de Santa Catarina.

Já em Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, São Paulo, áreas do Mato Grosso, norte do Paraná e em grande parte do interior da Região Nordeste, a previsão é de  pouca ou nenhuma chuva na maioria dos dias (tons em branco e azul na figura 1).

Confira abaixo a previsão do tempo detalhada para cada região do Brasil nas próximas duas semanas:

Previsão para a 1ª semana (02/05/2023 a 09/05/2023)

Região Norte
: São previstos volumes maiores que 50 mm em grande parte da região, podendo ultrapassar 80 mm em áreas centrais e no noroeste do Amazonas, sudeste do Amapá e em boa parte do Pará. Por outro lado, o acumulado de chuva deve ser inferior a 50 mm no centro-sul de Roraima, Acre, Rondônia e sul do Tocantins e do Pará. Já no norte de Roraima, a previsão é de tempo seco. 

Região Nordeste: Chuvas expressivas podem atingir o centro-norte do Maranhão e o norte do Piauí, com volumes que podem ultrapassar 50 mm. Já em áreas do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), os valores devem ser inferiores a 30 mm. Desde o litoral de Alagoas até o litoral sul da Bahia e, também, no sul do Ceará e sertão pernambucano, a previsão indica baixos acumulados de chuva, entre 20 e 30 mm.

Região Centro-Oeste: O volume total pode ultrapassar 70 mm em áreas do noroeste de Mato Grosso. Já no sul de Mato Grosso do Sul, há possibilidade de pancadas de chuva, com valores inferiores a 30 mm. Nas demais áreas, o tempo ficará seco.

Região Sudeste: A previsão é de tempo quente e seco em grande parte da região. Em áreas do Espírito Santo e no Vale do Mucuri, em Minas Gerais, podem ocorrer pancadas de chuva no início da semana.

Região Sul: Volumes significativos (maiores que 60 mm) podem atingir áreas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, além do oeste do Paraná.

Figura 1: Previsão de chuva acumulada para a 1ª semana (02/05 a 09/05). Fonte: INMET.


Na segunda semana, entre os dias 10 e 18 de maio de 2023, a previsão do Inmet indica acumulados de chuva significativos, podendo superar 80 mm, no noroeste do País. Veja figura 2. 

Além disso, são previstos volumes de até 70 mm no sul da Região Norte, sul do Maranhão e do Piauí, noroeste do Ceará, oeste do Rio Grande do sul, sul de Santa Catarina, Mato Grosso e oeste de São Paulo.

Em parte do interior do Nordeste e na área central do País, a previsão é de baixos acumulados (inferiores a 40 mm).

Previsão para a 2ª semana (10/05/2023 a 18/05/2023)

Região Norte: São previstos acumulados maiores que 60 mm em praticamente toda a região, com volumes que podem ultrapassar 90 mm no noroeste. Já em áreas do sul do Acre, Rondônia, Tocantins e Pará, os valores deverão ser inferiores a 50 mm.

Região Nordeste: Os acumulados de chuva podem ser inferiores a 80 mm no extremo norte da região e no litoral da Bahia. Nas demais áreas, inclusive no Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), os volumes serão menores que 40 mm. Já no interior da região, a previsão é de tempo quente e seco.

Região Centro-Oeste: São previstos baixos acumulados de chuva em praticamente toda a região, com volumes menores que 60 mm.

Região Sudeste: A previsão é de pouca chuva em praticamente toda a região, com volumes menores que 40 mm.

Região Sul: Baixos acumulados de chuva (menores que 50 mm) devem atingir o oeste do Rio Grande do Sul e sul de Santa Catarina. 

Figura 2: Previsão de chuva para a 2ª semana (10/05 a 18/05). Fonte: GFS.

Confira AQUI a previsão completa para os próximos 15 dias e as condições observadas no Brasil na última quinzena no Informativo Meteorológico nº 17/2023.

O INMET é um órgão do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.

A previsão de tempo e os avisos meteorológicos são divulgados diariamente em nosso portal, aplicativo e redes sociais:

Instagram: @inmet.oficial

Twitter: @inmet_

Facebook: @INMETBR

Tiktok: @inmetoficial

Youtube: INMET

Veja mais: