INFORMATIVO METEOROLÓGICO Nº 15/2023

Confira a previsão do tempo entre os dias 17 de abril e 3 de maio 2023

Publicado em 17/04/2023 14h38 . Última modificação 18/04/2023 11h48 .

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) concluiu a previsão do tempo para as próximas duas semanas. Na primeira, entre os dias 17 de abril, os maiores volumes de chuva (tons laranja, vermelho e rosa no mapa da figura 1), com valores superiores a 70 milímetros (mm), devem ocorrer em áreas das regiões Norte e Nordeste, além de áreas pontuais dos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, São Paulo, norte de Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina.

Já na faixa norte do País, as chuvas devem ser provocadas pela combinação do calor e a alta umidade com a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). A chegada de um sistema frontal também deve contribuir para a ocorrência de volumes mais expressivos em Santa Catarina, incluindo as regiões Centro-Oeste e Sudeste principalmente, entre os dias 18 e 22/04.

Por fim, em grande parte da Região Sul, noroeste de São Paulo, centro-sul de Minas Gerais e Goiás, além do interior do Nordeste, a previsão é de pouca chuva (tons em branco e azul no mapa da figura 1).

Confira, abaixo, a previsão do tempo detalhada para cada região do Brasil nas próximas duas semanas:


Previsão para a 1ª semana (17/04/2023 a 24/04/2023)


Região Norte: São previstos volumes de chuva maiores que 50 mm em grande parte da região, podendo ultrapassar 80 mm em grande parte do Amazonas, norte do Amapá e Roraima, além das áreas do centro-norte e sudoeste do Pará e oeste de Rondônia. Por outro lado, a previsão é de pouca chuva no Acre, grande parte de Rondônia, Tocantins e centro-sul do Pará, com valores abaixo de 50 mm.

Região Nordeste: A faixa norte da região deve ser atingida por chuvas intensas, com volumes que podem ultrapassar 70 mm no centro-norte do Maranhão, norte do Piauí e na faixa oeste e sul do Ceará. Em áreas do MATOPIBA (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), os acumulados devem ficar entre 10 e 70 mm. Já na faixa leste da região, podem ocorrer baixos volumes (menores que 50 mm), enquanto na parte central da Bahia, além das áreas no Piauí, Pernambuco e Paraíba, o tempo continuará seco.

Região Centro-Oeste: A previsão indica volumes expressivos, podendo ultrapassar 70 mm em áreas do norte do Mato Grosso, nordeste de Goiás e áreas centrais e norte do Mato Grosso do Sul devido, principalmente, ao calor e alta umidade. No entanto, a partir do dia 19/04, a passagem de um sistema frontal poderá causar chuvas nestas mesmas áreas. Nas demais áreas, os acumulados devem ser inferiores a 50 mm.

Região Sudeste: Estão previstos acumulados de chuvas maiores que 80 mm em áreas centrais e litoral de São Paulo, centro-norte e sudeste de Minas Gerais, devido à presença de áreas de instabilidade no início da semana e, no decorrer dos dias. Além disso, a passagem de um sistema frontal irá contribuir com chuvas expressivas entre os dias 19 e 22/04. Já nas áreas do triângulo Mineiro e centrais de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, ocorrerá pouca chuva, menor que 50 mm. 

Região Sul: As chuvas intensas, com acumulados maiores que 60 mm, devem afetar áreas do centro-oeste e sul do Paraná, além do extremo nordeste de Santa Catarina, ocasionadas pelo avanço de um sistema frontal entre os dias 18 e 19/04. Ressalta-se que, no decorrer do dia 19/04, os ventos associados a um ciclone frontal se intensificam entre o mar e o leste da região.

                                                                 Figura 1: Previsão de chuva para a 1ª semana (17/04/2023 a 24/04/2023). Fonte: INMET.

Na segunda semana, entre os dias 25 de abril e 3 de maio de 2023, a previsão do Inmet indica volumes de chuva significativos, podendo ultrapassar 80 mm na faixa norte do País. Veja figura 2.

Da mesma forma, a Região Sul, o sul da Região Norte, além do sul dos estados do Maranhão, Piauí e Ceará, são previstos acumulados de chuvas que podem chegar os 70 mm.

Por fim, no interior do Nordeste e área central do País, a previsão é de volumes abaixo de 40 mm.

Previsão para a 2ª semana (25/04/2023 a 03/05/2023)

Região Norte: São previstos acumulados maiores que 70 mm em praticamente toda a região, podendo ultrapassar 90 mm no extremo norte e oeste. Já em áreas do sul do Tocantins e do Pará, os volumes devem ser inferiores a 50 mm

Região Nordeste: A previsão indica chuvas significativas, com possibilidade de acumulados maiores que 80 mm no extremo norte da região. Já nas demais áreas, incluindo o MATOPIBA (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), os volumes serão menores (abaixo de 50 milímetros). No interior da Bahia, também não há previsão de grandes acumulados.

Região Centro-Oeste: Pouca chuva em praticamente toda a região, com volumes que não devem ultrapassar 50 mm.

Região Sudeste: São previstos baixos acumulados em praticamente toda a região, com volumes que não devem ultrapassar 60 mm. 

Região Sul: A previsão é de volumes de chuva menores que 70 mm em grande parte da região, com exceção das áreas sudoeste do Rio Grande do Sul, onde os volumes podem ser menores que 30 mm.


                                             Figura 2: Previsão de chuva para 2ª semana (25/04/2023 e 03/05/2023). Fonte: GFS.



Confira AQUI a previsão completa para os próximos 15 dias e as condições observadas no Brasil na última quinzena no Informativo Meteorológico nº 15/2023.



O INMET é um órgão do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.

A previsão de tempo e os avisos meteorológicos são divulgados diariamente em nosso portal, aplicativo e redes sociais:

Instagram: @inmet.oficial

Twitter: @inmet_

Facebook: @INMETBR

Tiktok: @inmetoficial

Youtube: INMET



Veja mais: