Informativo Meteorológico Nº 15 (18/04/2022)

Confira a previsão de tempo entre os dias 18 de abril e 04 de maio de 2022.

Publicado em 18/04/2022 15h01 . Última modificação 19/04/2022 09h55 .

A previsão de chuva acumulada entre os dias 18 e 25 de abril de 2022 é apresentada na Figura 1. De acordo com o modelo numérico do INMET, os maiores acumulados são previstos no oeste da Região Sul, em grande parte da Região Norte e faixa norte da Região Nordeste.

Figura 1: Previsão de chuva para 1ª semana (18/04/2022 e 25/04/2022). Fonte: INMET.

Para a Região Norte, são previstos maiores acumulados de chuva em grande parte da região, com valores em torno de 60 mm, podendo ultrapassar os 150 mm. Para os estados do Acre, Rondônia, sul de Tocantins e leste de Roraima, os acumulados de chuva previstos, não irão ultrapassar os 50 mm.

Na Região Centro-Oeste não há previsão de acumulados de chuva significativos em praticamente todos os estados da região, chegando a no máximo 40 mm no extremo norte do Mato Grosso. Porém, não se descarta a ocorrência de chuvas em pontos isolados ocasionadas por convergência local de umidade.

Na Região Nordeste, são previstos acumulados abaixo de 10 mm em grande parte da Bahia, além de baixos acumulados, menores que 30 mm no leste da região. Entretanto, na região Metropolitana de Salvador e nordeste baiano, além do norte dos estados do Maranhão, Piauí e Ceará, são previstos volumes de chuva significativos, podendo ultrapassar 80 mm.

No MATOPIBA (área que engloba os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), os acumulados de chuva previstos, poderão variar entre 0 e 60 mm em grande parte da região, porém no norte do Piauí, Tocantins e Maranhão, são previstos acumulados de chuva de até 150 mm nos próximos dias.

Já na Região Sudeste não são previstos acumulados de chuva que ultrapassem os 10 mm em toda a região. Porém, assim como na região Centro-Oeste, a ocorrência de chuvas em pontos isolados devido à convergência local de umidade não será descartada.

Para a Região Sul do país, os maiores volumes de chuva, entre 50 e 100 mm, são previstos no oeste da região, com destaque para o oeste de Santa Catarina, áreas do sul do Paraná e Norte do Rio Grande do Sul em decorrência da passagem de uma frente fria entre os dias 22 e 23/04. Nas demais áreas da região, não estão previstos grandes

acumulados de chuva que ultrapassem os 50 mm. 

Na Figura 2 é apresenta a previsão de chuva entre os dias 26 de abril e 04 de maio de 2022. De acordo com o modelo de previsão numérica GFS, a semana poderá apresentar grandes acumulados de chuva na maior parte da Região Norte e no norte da Região Nordeste do país.

Figura 2: Previsão de chuva para 2ª semana (26/04/2022 e 04/05/2022). Fonte: GFS.

Para a Região Norte, são previstos acumulados entre 70 e 150 mm nos estados do Pará, Amapá e grande parte do Amazonas e Roraima. Nas demais áreas, os acumulados de chuva previstos não deverão ultrapassar os 60 mm.

Na Região Centro-Oeste, as chuvas deverão ser inferiores a 20 mm em praticamente toda a região, com os maiores acumulados concentrados em áreas do Mato Grosso e Goiás.

Para a Região Sudeste, assim como no Centro-Oeste, os maiores acumulados previstos serão inferiores a 20 mm em toda a região, o que não descarta a possibilidade de maiores acumulados em pontos isolados, principalmente no litoral.

Na Região Nordeste, por sua vez, são previstos menores acumulados de chuva que não deverão ultrapassar os 20 mm em Sergipe e grande parte do estado baiano. No litoral da região, os volumes de chuva poderão ser inferiores a 50 mm, enquanto em grande parte do norte da região, principalmente no norte do Maranhão, Piauí e Ceará, os acumulados previstos poderão chegar a 125 mm.

No MATOPIBA (área que engloba os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), pode haver ausência de chuva em áreas do oeste da Bahia, enquanto no norte dos estados do Piauí, Tocantins e Maranhão, os valores de chuva poderão ser maiores que 70 mm.

Na Região Sul, os maiores acumulados de chuva previstos se concentrarão no centro da região, podendo chegar a 125 mm no oeste de Santa Catarina. Nas demais áreas, os acumulados deverão ser inferiores a 30 mm.

 
Veja a Previsão COMPLETA para os próximos 15 dias e as Condições Observadas no Brasil nos últimos 15 dias no Informativo Meteorológico nº 15/2022 AQUI.

O INMET representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.


A previsão de tempo e os avisos meteorológicos são divulgados diariamente em nosso portal, aplicativo e redes sociais:

Instagram: @inmet.oficial

Twitter: @inmet_

Facebook: @INMETBR

Tiktok: @inmetoficial

Youtube: INMET