Informativo Meteorológico Nº 14 (11/04/2022)

Confira a previsão de tempo entre os dias 11 e 27 de abril de 2022.

Publicado em 11/04/2022 15h15 . Última modificação 11/04/2022 15h34 .

A previsão de chuva acumulada entre os dias 11 e 18 de abril de 2022 é apresentada na Figura 1. Conforme o modelo numérico do INMET, os maiores acumulados são previstos no oeste da Região Sul, faixa norte da Região Nordeste e em grande parte da Região Norte.

Para a Região Norte, são previstos maiores acumulados de chuva no oeste do Amazonas e grande parte de Rondônia, com acumulados ficando entre 50 e 150 mm. Para os estados do Amapá, Pará, Tocantins e Acre, os acumulados de chuva previstos, não ultrapassam os 50 mm e em Roraima, é previsto acumulado de chuva abaixo de 40 mm em grande parte do estado.

Na Região Centro-Oeste, os volumes de chuva poderão ocorrer entre 50 e 100 mm em áreas do norte do Mato Grosso e de Goiás, além do sul do Mato Grosso do Sul. Nas demais áreas, os acumulados de chuva previstos não devem passar de 40 mm.

Na Região Nordeste, são previstos acumulados abaixo de 10 mm em grande parte do estado da Bahia, além de baixos acumulados, menores que 30 mm no leste da região. Os destaques de maiores acumulados de chuva são previstos para os estados do Ceará, norte do Piauí, grande parte do Maranhão e oeste da Bahia, podendo chegar a 100 mm.

No MATOPIBA (área que engloba os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), os acumulados de chuva previstos, poderão variar entre 20 e 60 mm em grande parte da região, porém no oeste da Bahia e norte do Piauí, são previstos acumulados de chuva de até 100 mm nos próximos dias.

Já na Região Sudeste, a previsão indica volumes de chuva menores que 60 mm na parte sul e leste de São Paulo. Áreas de instabilidade com acumulados chegando a 80 mm podem ocorrer no leste de Minas Gerais e sul do Espírito Santo. Em grande parte do este de Minas Gerais e São Paulo, são previstos acumulados abaixo de 20 mm.

Para a Região Sul do país, os maiores volumes de chuva, entre 60 e 150 mm, são previstos para o centro-oeste de Santa Catarina e do Paraná, além do noroeste do Rio Grande do Sul em decorrência da passagem de uma frente fria entre os dias 12 e 13/04. Nas demais áreas da região, não estão previstos grandes acumulados de chuva que ultrapassem os 50 mm.

                                                               

                                                                     Figura 1: Previsão de chuva para 1ª semana (11/04/2022 e 18/04/2022). Fonte: INMET.


Na Figura 2 é apresenta a previsão de chuva entre os dias 19 e 27 de abril de 2022. De acordo com o modelo de previsão numérica GFS, a semana poderá apresentar grandes acumulados de chuva em grande parte da Região Norte e no norte da Região Nordeste do país.

Para a Região Norte, são previstos acumulados entre 80 e 150 mm para o leste do Amazonas, sul de Roraima, norte do Pará e Amapá. Nas demais áreas, os acumulados de chuva previstos não deverão ultrapassar os 100 mm.

Na Região Centro-Oeste, as chuvas deverão ser inferiores a 50 mm em praticamente toda a região, com os maiores acumulados concentrados em áreas do centro-norte de Mato Grosso, podendo chegar a 70 mm.

Para a Região Sudeste, os maiores acumulados previstos serão inferiores a 20 mm em toda a região, o que não descarta a possibilidade de maiores acumulados em pontos isolados, principalmente no litoral.

Na Região Nordeste, por sua vez, os acumulados de chuva previstos não deverão ultrapassar os 20 mm na divisa entre os estados da Bahia, Piauí e Pernambuco. No leste da região, os volumes de chuva poderão ser inferiores a 50 mm, enquanto em grande parte do norte, principalmente no norte do Maranhão e Piauí, os acumulados previstos poderão chegar a 125 mm.

No MATOPIBA (área que engloba os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), os acumulados de chuva previstos poderão variar entre 20 mm em partes da Bahia e valores maiores que 70 mm no Piauí, Tocantins e Maranhão.

Na Região Sul, os maiores acumulados de chuva previstos se concentrarão no oeste da região, podendo chegar a 70 mm no oeste do Paraná. Nas demais áreas, os acumulados deverão ser inferiores a 30 mm.

                                                            Figura 2: Previsão de chuva para 2ª semana (19/04/2022 e 27/04/2022).  Fonte: GFS.



Veja a Previsão COMPLETA para os próximos 15 dias e as Condições Observadas no Brasil nos últimos 15 dias no Informativo Meteorológico nº 14/2022 AQUI.

O INMET representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.


A previsão de tempo e os avisos meteorológicos são divulgados diariamente em nosso portal, aplicativo e redes sociais:

Instagram: @inmet.oficial

Twitter: @inmet_

Facebook: @INMETBR

Tiktok: @inmetoficial

Youtube: INMET