INFORMATIVO METEOROLÓGICO Nº 13/2023

Confira a previsão do tempo entre os dias 3 e 18 de abril 2023

Publicado em 03/04/2023 15h10 . Última modificação 04/04/2023 15h53 .

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) concluiu a previsão do tempo para as próximas duas semanas. Na primeira, entre os dias 3 e 10 de abril, os maiores acumulados de chuva devem ocorrer em áreas do sul da Região Norte, norte do Nordeste e oeste do Centro-Oeste. Veja figura 1 (tons em vermelho e rosa no mapa).

Já em grande parte do Sul e Sudeste do País, sul do Nordeste e norte da Região Norte, a previsão é de tempo seco na maioria dos dias. Veja figura 1 (tons em branco e azul no mapa).

Confira, abaixo, a previsão do tempo detalhada para cada região do Brasil nas próximas duas semanas:

Previsão para a 1ª semana (03/04/2023 a 10/04/2023)

Região Norte: São previstos volumes maiores que 60 milímetros (mm) em grande parte do centro-sul da região, podendo ultrapassar 100 mm em áreas centrais do Amazonas, leste de Rondônia e sul do Pará. Nas áreas do extremo norte da região, principalmente em Roraima, Amapá e noroeste do Pará, o tempo deve ficar seco ao longo da semana. 

Região Nordeste: Previsão de chuvas intensas em grande parte da faixa norte da região, com volumes que podem ultrapassar 80 mm no nordeste do Maranhão, norte do Piauí, noroeste do Ceará e na divisa entre os estados da Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará. Em áreas do MATOPIBA (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), os acumulados de chuva devem ficar entre 20 e 80 mm. Já no litoral da costa leste, podem ocorrer baixos volumes (menores que 50 mm). Nas áreas centrais e do norte da Bahia, sul de Pernambuco e do Piauí, o tempo permanecerá seco.  

Centro-Oeste: São previstos volumes significativos, podendo ultrapassar 80 mm em parte do oeste e sul de Mato Grosso, áreas centrais e do noroeste de Mato Grosso do Sul e oeste de Goiás por causa do calor e da umidade. Nas demais áreas, a chuva deverá ser inferior a 70 mm. No nordeste de Mato Grosso do Sul, sul e leste de Goiás e no Distrito Federal, a previsão é de tempo seco, com possibilidade de pancadas de chuva. 

Região Sudeste: O tempo seguirá quente e seco durante toda a semana, principalmente em áreas do oeste de São Paulo, leste de Minas de Gerais e no Espírito Santo. No litoral sul de São Paulo, podem ocorrer baixos volumes (menores que 40 mm).

Região Sul: A previsão indica pouca chuva (acumulados menores que 50 mm) em áreas centrais do Paraná e do litoral de Santa Catarina. Nas demais áreas, o tempo ficará seco em boa parte da semana, principalmente em áreas do centro-sul do Rio Grande do Sul.

Figura 1: Previsão de chuva acumulada para a 1ª semana (03/04/2023 a 10/04/2023). Fonte: INMET.


Na segunda semana, entre os dias 11 e 18 de abril, a previsão do Inmet indica grandes acumulados de chuva, maiores que 100 mm, na faixa norte do Brasil. Já em grande parte do centro-sul do País e na costa leste do Nordeste, são previstos baixos volumes, inferiores a 50 mm. Veja figura 2.


Previsão para a 2ª semana (11/04/2023 a 18/04/2023)


Região Norte: São previstos acumulados de chuva maiores que 70 mm em praticamente toda a região. No extremo norte e em áreas do oeste do Amazonas e de Rondônia, os volumes podem passar de 100 mm. Já em parte do norte do Tocantins, devem ser inferiores a 50 mm.

Região Nordeste: Os acumulados podem ultrapassar 100 mm no extremo norte da região. Nas demais áreas e, também, no MATOPIBA (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), a previsão é de volumes menores que 50 mm.

Região Centro-Oeste: São previstos volumes maiores que 60 mm em áreas do norte de Mato Grosso e Goiás. Por outro lado, no sul dos dois estados, os acumulados deverão ser menores que 50 mm. Já no Mato Grosso do Sul, o modelo indica volumes abaixo de 30 mm.

Região Sudeste: Em praticamente toda a região, a previsão indica baixos acumulados, com volumes inferiores a 60 mm, principalmente, em parte do estado de São Paulo e sul do Rio de Janeiro.

Região Sul: Os volumes de chuva não devem passar de 50 mm em grande parte da região, com exceção do oeste de Santa Catarina e do Paraná, onde os acumulados podem superar 60 mm.

Figura 2: Previsão de chuva para a 2ª semana (11/04/2023 a 18/04/2023). Fonte: GFS.


Confira AQUI a previsão completa para os próximos 15 dias e as condições observadas no Brasil na última quinzena no Informativo Meteorológico nº 13/2023.


O INMET é um órgão do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.

A previsão de tempo e os avisos meteorológicos são divulgados diariamente em nosso portal, aplicativo e redes sociais:

Instagram: @inmet.oficial

Twitter: @inmet_

Facebook: @INMETBR

Tiktok: @inmetoficial

Youtube: INMET

Veja mais: