Informativo Meteorológico Nº 12 (28/03/2022)

Confira a previsão de tempo entre os dias 28 de março a 13 de abril de 2022.

Publicado em 28/03/2022 14h17 . Última modificação 28/03/2022 14h45 .

A previsão de chuva acumulada entre os dias 28 de março e 04 de abril de 2022 é apresentada na Figura 1. De acordo com o modelo numérico do INMET, os maiores acumulados são previstos para os estados do Amazonas e Pará e em grande parte do Maranhão, norte do Piauí, Ceará e litoral de São Paulo e Rio de Janeiro.

Para a Região Norte, são previstos maiores acumulados de chuva no leste do Amazonas e grande parte do Pará, com acumulados ficando entre 80 e 200 mm. Para os estados do Amapá e Rondônia, os acumulados de chuva previstos, não ultrapassarão os 80 mm e em Roraima, é previsto acumulado de chuva abaixo de 40 mm em grande parte do estado.

Na Região Centro-Oeste, os volumes de chuva poderão ocorrer entre 80 e 200 mm em áreas do norte e sudeste do Mato Grosso, enquanto os acumulados de chuva previstos no Mato Grosso do Sul e grande parte de Goiás não deverão passar de 60 mm.

Na Região Nordeste, são previstos acumulados abaixo de 10 mm em grande parte da Bahia, porém na parte leste do estado, a previsão indica volumes menores que 40 mm. Destaques de maiores acumulados de chuva são previstos para o Ceará, norte do Piauí e grande parte do Maranhão, podendo chegar a 200 mm.

No MATOPIBA (área que engloba os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), os acumulados de chuva previstos, com exceção de parte da Bahia, poderão variar entre 30 e 150 mm em grande parte da região, porém no Maranhão e norte do Tocantins e Piauí, são previstos acumulados de chuva superiores a 150 mm nos próximos dias.

Já na Região Sudeste, a previsão indica volumes de chuva significativos no litoral paulista e grande parte do Rio de Janeiro, chegando a 200 mm. Em áreas do estado de São Paulo, Sul de Minas Gerais e Triângulo Mineiro, os acumulados de chuva deverão ficar abaixo de 60 mm. No Espírito Santo e grande parte do centro-norte e leste de Minas Gerais, são previstos acumulados abaixo de 20 mm.

Para a Região Sul do país, os maiores volumes de chuva, entre 60 e 150 mm, são previstos no norte do Rio Grande do Sul. Nas demais áreas da região, não estão previstos grandes acumulados de chuva que ultrapassem os 60 mm.

                                                 Figura 1: Previsão de chuva para 1ª semana (28/03/2022 e 04/04/2022). Fonte: INMET.

Na Figura 2 é apresenta a previsão de chuva entre os dias 05 e 13 de abril de 2022. De acordo com o modelo de previsão numérica GFS, a semana poderá apresentar grandes acumulados de chuva em grande parte da Região Norte, norte da Região Nordeste e oeste da Região Sul do país.

Para a Região Norte, são previstos acumulados entre 50 e 175 mm nos estados do Amazonas, Amapá e partes do Pará. Nas demais áreas, os acumulados de chuva previstos não deverão ultrapassar os 60 mm.

Na Região Centro-Oeste, as chuvas deverão ser inferiores a 50 mm em praticamente toda a região, com os maiores acumulados concentrados em áreas do Mato Grosso e Goiás, podendo chegar a 60 mm.

Para a Região Sudeste, os maiores acumulados previstos serão inferiores a 60 mm em toda a região, o que não descarta a possibilidade de maiores acumulados em pontos isolados, principalmente no litoral. Em áreas central, norte e leste de Minas Gerais e no Espírito Santo, os volumes previstos não deverão exceder os 20 mm.

Na Região Nordeste, por sua vez, são previstos menores acumulados de chuva que não deverão ultrapassar os 20 mm em grande do estado baiano. No leste da região, os volumes de chuva poderão ser inferiores a 60 mm, enquanto em grande parte do norte da região, principalmente no norte do Maranhão, Piauí e Ceará, os acumulados previstos poderão chegar a 125 mm.

No MATOPIBA (área que engloba os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), os acumulados de chuva previstos poderão variar entre 20 mm em partes da Bahia e valores maiores que 70 mm no Piauí, Tocantins e Maranhão.

Na Região Sul, os maiores acumulados de chuva previstos se concentrarão no oeste da região, podendo ultrapassar os 100 mm. No sul do Rio Grande de Sul e litoral da região, os acumulados deverão ser inferiores a 50 mm.

                                                         Figura 2: Previsão de chuva para 2ª semana (05/04/2022 e 13/04/2022). Fonte: GFS

Veja a Previsão COMPLETA para os próximos 15 dias e as Condições Observadas no Brasil nos últimos 15 dias no Informativo Meteorológico nº 12/2022 AQUI.

O INMET representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.


A previsão de tempo e os avisos meteorológicos são divulgados diariamente em nosso portal, aplicativo e redes sociais:

Instagram: @inmet.oficial

Twitter: @inmet_

Facebook: @INMETBR

Tiktok: @inmetoficial

Youtube: INMET

Veja mais: