INFORMATIVO METEOROLÓGICO Nº 11/2023

Confira a previsão do tempo entre os dias 20 de março e 4 de abril de 2023

Publicado em 20/03/2023 13h56 . Última modificação 20/03/2023 15h36 .

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê, entre os dias 20 e 27 de março deste ano, acumulados de chuva em áreas do sul da Região Norte, norte das regiões Centro-Oeste e Nordeste, além de áreas do leste da Região Sul (veja figura 1 - tons em vermelho e rosa no mapa). 

Já em grande parte da Região Sudeste, sul da Região Nordeste e norte das regiões Norte e Sul, a previsão é de tempo seco na maioria dos dias (tons em branco e azul).

Confira abaixo a previsão do tempo detalhada para cada região do Brasil nas próximas duas semanas:

Previsão para a 1ª semana (20/03/2023 a 27/03/2023)

No Norte do Brasil, são previstos volumes de chuva maiores que 80 milímetros (mm) em áreas do centro-sul do Amazonas, além do sul e nordeste do Pará, e podem ultrapassar 150 mm em grande parte de Rondônia. Nas áreas do extremo norte da região, principalmente no leste de Roraima e Amapá, o tempo fica seco em praticamente toda a semana.

No Nordeste, a previsão indica chuvas intensas, principalmente em grande parte da faixa norte, com volumes que podem superar os 80 mm no Maranhão, centro e norte do Piauí, oeste do Ceará e áreas pontuais de Pernambuco e norte da Bahia. Já nas áreas centrais e do sul da Bahia, haverá predomínio de tempo seco. Nas demais áreas da costa leste e do MATOPIBA (área que abrange os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), podem ocorrer acumulados menores que 80 mm.

No Centro-Oeste, a previsão é de volumes de chuva significativos que podem ultrapassar 100 mm, em grande parte do Mato Grosso e em áreas mais ao norte do estado, devido principalmente ao calor e umidade. Nos demais estados, os acumulados de chuva não devem ultrapassar os 50 mm.

Já na Região Sudeste, com exceção de áreas do oeste de São Paulo, Triângulo e sul de Minas Gerais onde podem ocorrer baixos acumulados de chuva no início da semana, há previsão de tempo seco em grande parte da região em praticamente toda a semana. Entretanto, não se descartam chuvas isoladas, por conta do calor e umidade.

Por fim, na Região Sul, a passagem rápida de uma frente fria na costa da região pode provocar acumulados de chuva maiores que 80 mm no extremo leste do Paraná e de Santa Catarina, além do extremo sul do Rio Grande do Sul no início da semana. O tempo ficará seco e quente em praticamente toda a semana em grande parte do Paraná e oeste do Rio Grande do Sul. Nas demais áreas são previstos baixos acumulados de chuva com valores menores que 50 mm.

                                                              Figura 1: Previsão de chuva para 1ª semana (20 a 27/03/2023). Fonte: INMET.

Entre os dias 28 de março e 4 de abril de 2023, a previsão do Inmet indica grandes volumes de chuva, maiores que 70 mm, em grande parte do centro e norte do País, chegando a valores maiores que 100 mm em áreas da Região Norte e leste da Região Sudeste.

Nas áreas do centro-sul do País, costa leste do Nordeste e entre os estados do Pará e Amapá, são previstos baixos volumes (menores que 40 mm). Veja figura 2.

Previsão para a 1ª semana (28/03/2023 a 04/04/2023)

No Norte, são previstos acumulados maiores que 70 mm em praticamente toda a região, com volumes maiores que 100 mm no Acre e nordeste do Pará. Já entre os estados do Amapá e Pará, estão previstos volumes de chuva menores que 50 mm.

Na Região Nordeste, os acumulados de chuva podem ultrapassar 60 mm em áreas do MATOPIBA e no norte da região. Já na costa leste, os volumes de chuva podem ser menores que 50 mm.

A previsão indica muita chuva na Região Centro-Oeste, com volumes de chuva maiores que 60 mm em praticamente toda a região, com exceção de áreas do norte de Goiás e oeste de Mato Grosso do Sul, onde os volumes previstos são menores que 50 mm).

No Sudeste, os maiores acumulados de chuva podem ocorrer em áreas do leste da região, principalmente no Espírito Santo, Rio de Janeiro e leste de Minas Gerais, com valores que podem ultrapassar 100 mm. Nas demais áreas, a chuva não deve passar de 50 mm.

Por fim, na Região Sul, são previstos baixos volumes de chuva, menores que 50 mm em grande parte da região, com exceção de Santa Catarina e sul do Paraná, onde os volumes podem ser maiores que 50 mm.

                                                          Figura 2: Previsão de chuva para 2ª semana (28/03/2023 e 04/04/2023). Fonte: GFS.

Confira AQUI a previsão COMPLETA para os próximos 15 dias e as condições observadas no Brasil na última quinzena no Informativo Meteorológico nº 102023.


O INMET é um órgão do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.

A previsão de tempo e os avisos meteorológicos são divulgados diariamente em nosso portal, aplicativo e redes sociais:

Instagram: @inmet.oficial

Twitter: @inmet_

Facebook: @INMETBR

Tiktok: @inmetoficial

Youtube: INMET

Veja mais: