Informativo Meteorológico Nº 06 (08/02/2022)

Confira a previsão de tempo entre os dias 07 a 23 de fevereiro de 2022.

Publicado em 07/02/2022 15h03 . Última modificação 08/02/2022 09h36 .

Previsão do Tempo 

Precipitação

A previsão de chuva acumulada entre os dias 7 e 14 de fevereiro de 2022 é apresentada na Figura 1. De acordo com o modelo numérico do INMET, os maiores acumulados são previstos em grande parte da Região Sudeste, Centro-Oeste e norte do país.

Para a Região Norte, são esperados maiores acumulados de chuva no centrossul da região, principalmente no sul e oeste do Tocantins, que deverão ultrapassar os 100 mm. No noroeste do Pará, nordeste do Amazonas, Roraima e parte do Amapá, os acumulados deverão ficar entre 10 e 40 mm.

Na Região Centro-Oeste, a previsão indica volumes de chuvas intensas em torno de 100 e 250 mm nos estados do Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal. Para o Mato Grosso do Sul, são previstos valores de chuva inferiores a 50 mm.

Na Região Nordeste, são esperados acumulados abaixo de 20 mm em praticamente toda a porção leste da região, enquanto na porção oeste, os acumulados previstos não ultrapassam os 100 mm, com destaque para o extremo oeste da Bahia e sudoeste do Maranhão, onde não se descarta a ocorrência de chuvas mais fortes.

Já na Região Sudeste, a previsão indica volumes de chuva significativos nas regiões central e da Zona da Mata em Minas Gerais, Rio de Janeiro e nordeste de São Paulo poderão ultrapassar os 200 mm. Para o centrossul de São Paulo, são previstos acumulados de chuva abaixo de 30 mm.

Para a Região Sul do país espera-se volumes de chuva abaixo de 10 mm ou ausência de chuva em algumas localidades. 

Figura 1: Previsão de chuva para 1ª semana. Fonte: INMET. 

Na Figura 2 é apresentada a tendência de chuva entre os dias 15 e 23 de fevereiro de 2022. De acordo com o modelo de previsão numérica GFS, a semana poderá apresentar grandes acumulados de chuva em partes da Região Norte, Centro-Oeste e Sudeste do país.

Para a Região Norte, são esperados acumulados entre 70 e 120 mm nos estados do Acre, Amazonas e Pará. Nas demais áreas, os acumulados de chuva previstos não deverão ultrapassar os 70 mm.

Na Região Centro-Oeste, as chuvas deverão ser inferiores a 90 mm em áreas do centrossul do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul. Em Goiás, são esperados maiores acumulados de chuva podendo chegar a 150 mm.

Para a Região Sudeste, os acumulados de chuva poderão ultrapassar os 120 mm, principalmente em Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro. Enquanto no Espírito Santo, não deverá ultrapassar os 70 mm.

Na Região Nordeste, por sua vez, são previstos os menores acumulados de chuva que não deverão ultrapassar os 20 mm em praticamente toda a região.

No MATOPIBA (área que engloba os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), os acumulados de chuva previstos poderão variar entre 40 e 90 mm.

Na Região Sul, a tendência é de pouca chuva, com acumulados que não deverão ultrapassar os 40 mm em praticamente toda a região.

Figura 2: Previsão de chuva para 2ª semana (15 e 23/02/2022). Fonte: GFS.

Veja a Previsão COMPLETA para os próximos 15 dias e as Condições Observadas no Brasil nos últimos 15 dias no Informativo Meteorológico nº 06/2022 AQUI.

Acompanhe a atualização das previsões na página inicial do INMET, onde diariamente, também são divulgados os avisos meteorológicos especiais.

Sigam o INMET em suas Redes Sociais:

Instagram:@inmet.oficial

Youtube:INMET

Twitter:@inmet_

Facebook:INMETBR

LinkedIn:/company/inmetbr

Tiktok: @inmetoficial

Veja mais: