Informativo Meteorológico Nº 05 (31/01/2022)

Confira a previsão de tempo entre os dias 31 de janeiro e 16 de fevereiro de 2022.

Publicado em 31/01/2022 15h45 . Última modificação 31/01/2022 16h32 .

- Previsão de Tempo

   Precipitação

A previsão de chuva acumulada entre os dias 31 e 7 de janeiro de 2022 é apresentada na Figura 1. De acordo com o modelo numérico do INMET, os maiores acumulados são previstos em grande parte da Região Sudeste, Centro-Oeste e norte do país.

Para a Região Norte, são esperados maiores acumulados de chuva no sul de Tocantins e do Pará, no Acre e Amapá, com acumulados ficando entre 80 e 150 mm.

Na Região Centro-Oeste, os volumes de chuva poderão ocorrer entre 100 e 200 mm em áreas do sul do Mato Grosso e centro-norte do Estado de Goiás. Em áreas do norte do Mato Grosso do Sul, são previstos valores de chuva entre 60 e 100 mm.

Na Região Nordeste, são esperados acumulados abaixo de 10 mm em praticamente toda a porção leste da região, enquanto na porção oeste, os acumulados previstos não ultrapassam os 100 mm, com destaque para o extremo oeste do Estado da Bahia, onde não se descarta a ocorrência de chuvas mais fortes.

Já na Região Sudeste, a previsão indica volumes de chuva significativos nas regiões central e da Zona da Mata em Minas Gerais e parte do Rio de Janeiro, podendo ultrapassar os 150 mm. Para o estado de São Paulo e porção centro-oeste de Minas Gerais são previstos acumulados de chuva entre 60 e 150 mm.

Para a Região Sul do país, não estão previstos grandes acumulados de chuva que ultrapassem os 40 mm, principalmente no leste dos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, além da porção mais sudeste do Paraná.


Figura 1: Previsão de chuva para 1ª semana. Fonte: INMET.


Na Figura 2 é apresenta a previsão de chuva entre os dias 08 e 16 de fevereiro de 2022. De acordo com o modelo de previsão numérica GFS, a semana poderá apresentar grandes acumulados de chuva em parte da Região Norte, sul das regiões Centro-Oeste e Sudeste e norte da Região Sul do país.

Para a Região Norte, são esperados acumulados entre 50 e 125 mm nos estados do Acre, Rondônia e Amapá, além de parte do sul dos estados do Amazonas e Pará. Nas demais áreas, os acumulados de chuva previstos não deverão ultrapassar os 50 mm.

Na Região Centro-Oeste, as chuvas deverão ser superiores a 100 mm, principalmente em áreas do centrossul do Mato Grosso do Sul e noroeste do Mato Grosso. Em Goiás, são esperados menores acumulados de chuva e inferiores a 90 mm.

Para a Região Sudeste, os acumulados de chuva poderão ultrapassar os 70 mm, principalmente em São Paulo e sul de Minas Gerais, enquanto no norte de Minas Gerais, Espírito Santo e norte do Rio de Janeiro, este acumulado poderá ficar entre 5 e 30 mm.

Na Região Nordeste, por sua vez, são previstos os menores acumulados de chuva que não deverão ultrapassar os 30 mm em praticamente toda a região.

No MATOPIBA (área que engloba os Estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), os acumulados de chuva previstos poderão variar entre 40 e 80 mm.

Na Região Sul, há tendência de maiores acumulados de chuva principalmente nos estados do Paraná e Santa Catarina, chegando a possíveis 100 mm de chuva. Já no Rio Grande do Sul, as chuvas poderão ocorrer entre 5 e 60 mm.


Figura 2: Previsão de chuva para 2ª semana (08 e 16/02/2022). Fonte: GFS.


- Temperatura

Para os próximos dias, as temperaturas máximas se manterão elevadas, acima de 34°C, em grande parte da Região Sul até o dia 03 de fevereiro de 2022, com ligeira redução tanto da máxima, quanto da temperatura mínima nos dias seguintes. Também são previstos altos valores de temperatura máxima nas regiões Nordeste e nos estados de Roraima e oeste do estado do Amazonas, com valores acima de 30°C

A Figura 3 apresenta a previsão de temperatura máxima para o dia 2 de fevereiro às 15h (horário de Brasília). De maneira geral, as temperaturas deverão variar entre 26°C em grande parte da porção central do país, chegando a 44°C no oeste do estado do Rio Grande do Sul.

Figura 3: Previsão de temperatura máxima para o dia 2 de fevereiro de 2022 às 15h (horário de Brasília). Fonte: INMET.

Veja a Previsão COMPLETA para os próximos 15 dias e as Condições Observadas no Brasil nos últimos 15 dias no Informativo Meteorológico nº 05/2022: AQUI.

Acompanhe a atualização das previsões na página inicial do INMET, onde diariamente, também são divulgados os avisos meteorológicos especiais.

Sigam o INMET em suas Redes Sociais:

Instagram:@inmet.oficial

Youtube:INMET

Twitter:@inmet_

Facebook:INMETBR

LinkedIn:/company/inmetbr

Tiktok: @inmetoficial

Veja mais: