Informativo Meteorológico Nº 04 (24/01/2022)

Confira a previsão de tempo entre os dias 24 de janeiro e 09 de fevereiro de 2022.

Publicado em 24/01/2022 15h28 . Última modificação 31/01/2022 16h33 .

Previsão do Tempo

- Precipitação

A previsão de chuva acumulada entre os dias 24 e 31 de janeiro de 2022 é apresentada na Figura 1. De acordo com o modelo numérico do INMET, os maiores acumulados tendem a ocorrer em áreas das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil.

Na Região Norte, os maiores acumulados de chuva deverão se concentrar no leste do Pará, norte de Tocantins e centro do Amazonas, com acumulados podendo variar entre 80 e 150 mm.

Na Região Centro-Oeste, a previsão é de acumulados superiores aos 100 mm em áreas do Mato Grosso e no sudoeste de Goiás.

Na Região Nordeste, os maiores acumulados de chuva deverão ocorrer no Maranhão, Piauí e no oeste da Bahia, com valores que podem ficar próximos aos 100 mm.

Na Região Sudeste, deverão ocorrer acumulados de chuva próximos aos 100 mm também no centro e sul de São Paulo. Nas demais áreas da região, os acumulados de chuva deverão variar entre 5 e 50 mm.

A semana deverá ter temporais isolados na Região Sul. Os acumulados de chuva podem ficar em torno de 80 mm em áreas do Rio Grande do Sul e do norte do Paraná.

                                                                                                                 
                                                                                                                                         Figura 1: Previsão de chuva para 1ª semana. Fonte: INMET.

A Figura 2 apresenta a previsão de chuva entre os dias 01 a 09 de fevereiro de 2022. De acordo com o modelo de previsão numérica, a semana deverá ter totais elevados de chuva em parte das regiões Norte e Centro-Oeste. Nessas áreas, a tendência é de acumulados de chuva superiores aos 100 mm.

De maneira geral, os acumulados de chuva tendem a variar entre 5 e 80 mm na Região Norte, com maiores valores previstos para centrossul do Amazonas e do Pará e em Rondônia.

Há tendência de muita chuva na Região Centro-Oeste, especialmente no Mato Grosso do Sul onde os acumulados podem ficar próximos aos 100 mm.

Na Região Sudeste, os acumulados de chuva deverão variar entre 20 e 80 mm, com maiores valores previstos para o oeste de Minas Gerais.

Na Região Nordeste as chuvas deverão se concentrar no litoral sul e centro da Bahia além de áreas do Maranhão e Piauí.

No MATOPIBA (área que engloba os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), os acumulados de chuva poderão variar entre 50 e 80 mm.

Na Região Sul, a tendência é de mais uma semana com totais de chuva abaixo de 40 mm no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Já no estado do Paraná, os acumulados de chuva poderão ficar próximos aos 90 mm.

                                                                                                                                 Figura 2: Previsão de chuva para 2ª semana. Fonte: GFS.


- Temperatura

As temperaturas máximas deverão se manter elevadas em grande parte da Região Sul até o dia 26 de janeiro de 2022.A partir desse dia, a chegada de uma frente fria no Brasil vai amenizar a intensa onda de calor que atua na Região Sul.

A Figura 3 (abaixo) apresenta a previsão de temperatura máxima para o dia 28 janeiro às 15h (horário de Brasília). De maneira geral, as temperaturas deverão variar entre 26°C e 36°C.

                                                                                
                                                                                       Figura 3: Previsão de temperatura máxima para o dia 28 de janeiro de 2022 às 15h (horário de Brasília). Fonte: INMET.

Acompanhe a atualização das previsões na página inicial do INMET, onde diariamente, também são divulgados os avisos meteorológicos especiais em portal.inmet.gov.br e alert-as.inmet.gov.br

Veja a Previsão COMPLETA para os próximos 15 dias e as Condições Observadas no Brasil nos últimos 15 dias no Informativo Meteorológico nº 04/2022: AQUI.

Detalhes da previsão do tempo e atualização dos avisos meteorológicos em portal.inmet.gov.br e alert-as.inmet.gov.br
Nossas Redes Sociais e Aplicativo:
Instagram: @inmet.oficial
Youtube: INMET
Twitter: @inmet_
Facebook: INMETBR
LinkedIn:/company/inmetbr
Tiktok: @inmetoficial

Veja mais: