INFORMATIVO METEOROLÓGICO Nº 04/2023

Confira a previsão do tempo entre os dias 23 de janeiro e 8 de fevereiro de 2023

Publicado em 23/01/2023 15h01 . Última modificação 07/02/2023 14h32 .

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê, entre os dias 23 e 30 de janeiro, volumes significativos de chuva nas regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste, além de parte dos estados de Santa Catarina e Paraná. Veja figura 1 (tons em vermelho e rosa no mapa).

Já em Roraima, Rio Grande do Sul e grande parte da Região Nordeste do País, a previsão é de pouca chuva e tempo seco na maioria dos dias. Veja figura 1 (tons em branco e azul no mapa). No entanto, na área que compreende o MATOPIBA (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), deverão ser registrados grandes volumes.

Confira abaixo a previsão do tempo detalhada para cada região do Brasil nas próximas duas semanas.

Previsão para a 1ª semana (23/01/2023 até 30/01/2023)

No Norte do País, podem ocorrer acumulados de chuva maiores que 60 milímetros (mm) em grande parte da região. Os volumes podem passar de 100 mm em áreas centrais do Amazonas e do Pará e, também, no sul do Tocantins. No norte do Amazonas, nordeste do Pará, Roraima, Amapá, Acre e sul de Rondônia, a chuva será menos volumosa (abaixo de 40 mm).

Na Região Nordeste, os maiores acumulados devem se concentrar em áreas do Maranhão, Piauí e Bahia, com volumes que podem superar 60 mm. Nas demais áreas, a previsão é de chuva abaixo de 30mm. 

Já no Centro-Oeste, os volumes podem ultrapassar 150 mm em grande parte do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul e, também, no centrossul de Goiás. Nas demais áreas, os acumulados não devem passar de 60 mm.

Na Região Sudeste, a chuva mais volumosa deverá se concentrar em áreas do centrossul de Minas Gerais, leste de São Paulo, Rio de Janeiro e sul do Espírito Santo, com acumulados que podem superar 100 mm. No norte de Minas Gerais, Espírito Santo e centro-oeste de São Paulo, os volumes podem ser menores que 60 mm.

Por fim, no Sul do Brasil, a previsão é de chuvas pontuais e mal distribuídas e altas temperaturas no início da semana. No fim da semana, porém, as instabilidades e as condições de chuva aumentam, podendo superar 70 mm, principalmente, no norte do Rio Grande do Sul e no centro-leste de Santa Catarina e do Paraná.

Figura 1: Mapa da previsão de chuva para a 1ª semana (23 a 30/01/2023). Fonte: INMET.


Entre os dias 31 de janeiro e 8 de fevereiro, a previsão do Inmet também aponta acumulados de chuva maiores que 70 mm em grande parte das regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste, além dos estados do Maranhão e Piauí (figura 2). 

Já no centro-oeste do Acre, sul e leste do Amazonas, leste do Amapá e oeste do Mato Grosso do Sul, os volumes podem ultrapassar 100 mm, enquanto na faixa norte do Nordeste, os acumulados deverão ficar entre 50 e 70 mm. Por fim, no interior da Região Nordeste, a previsão é de chuva com menos de 30 mm.

Previsão para a 2ª semana (31/01/2023 até 08/02/2023)

Para o Norte, estão previstos volumes de chuva maiores que 60 mm em praticamente toda a região, com exceção do centro-oeste do Acre, sul e leste do Amazonas e leste do Amapá, onde há possibilidade de grandes acumulados (maiores que 100 mm).

Já no Nordeste, a chuva mais volumosa deverá se concentrar em áreas dos estados do Maranhão e do Piauí, além da faixa norte da região, com acumulados que podem ultrapassar 50 mm. Nas demais áreas, a chuva será menos intensa (abaixo de 30 mm).

No Centro-Oeste, a previsão é de volumes maiores que 60 mm em grande parte da região, podendo ultrapassar 80 mm no oeste do Mato Grosso do Sul.

No Sudeste, os maiores acumulados podem ocorrer no centrossul de Minas Gerais, Rio de Janeiro e leste de São Paulo, com valores superiores a 80 mm. Nas demais áreas, a chuva será menos volumosa (abaixo de 50 mm).

Por fim, na Região Sul, estão previstos acumulados no Rio Grande do Sul e oeste dos estados de Santa Catarina e do Paraná, com volumes chegando a 60 mm. Nas demais áreas, os valores não devem ultrapassar 30 mm.

Figura 2: Mapa da previsão de chuva para a 2ª semana (31/01/2023 a 08/02/2023). Fonte: GFS.

Confira AQUI a previsão COMPLETA para os próximos 15 dias e as condições observadas no Brasil na última quinzena no Informativo Meteorológico nº 4/2023.

O INMET é um órgão do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.

A previsão de tempo e os avisos meteorológicos são divulgados diariamente em nosso portal, aplicativo e redes sociais:

Instagram: @inmet.oficial

Twitter: @inmet_

Facebook: @INMETBR

Tiktok: @inmetoficial

Youtube: INMET

Veja mais: