INFORMATIVO METEOROLÓGICO N°9/2024

Confira a previsão do tempo entre os dias 11 e 27 de março de 2024

Publicado em 11/03/2024 11h00 . Última modificação 12/03/2024 17h57 .

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) concluiu, nesta segunda-feira (4), a previsão do tempo para as próximas duas semanas. Na primeira, entre os dias 4 e 18 de março, ), a semana poderá apresentar grandes acumulados de chuva, que poderão ultrapassar 60,0 mm (tons em laranja) no centro-norte do País, devido à combinação do calor e alta umidade, além da atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) que continua influenciando as instabilidades no extremo norte do País, provocando chuvas intensas.

O Inmet destaca que está monitorando estas condições e reforça a importância do acompanhamento diário das atualizações de previsão do tempo e emissão dos avisos meteorológicos especiais no portal. Clique AQUI.

Veja, a seguir, a previsão do tempo detalhada para cada região do País nas próximas duas semanas!

Previsão para a 1ª semana (11/03/2024 a 18/03/2024):

Região Norte: são previstas pancadas de chuvas no decorrer da semana, com valores maiores que 50,0 mm em praticamente toda a região, mas principalmente em áreas do Amazonas, Pará, Amapá, sul de Roraima e norte de Tocantins, que podem vir acompanhadas de raios, rajadas de vento e trovoadas. Nas demais áreas, não se descartam pancadas de chuvas isoladas com menores acumulados. A previsão não indica chuva para o norte de Roraima.

Região Nordeste: no centro-norte da região, são previstas pancadas de chuvas que podem ser localmente fortes com volumes superiores a 70,0 mm. Nas demais áreas, podem ocorrer pancadas de chuvas isoladas em menores acumulados.

Regiões Centro-Oeste e Sudeste: a previsão indica pouca chuva em grande parte das regiões, exceto em áreas do Mato Grosso, Goiás e pontualmente em Minas Gerais, onde há previsão de pancadas de chuvas que podem ser localmente fortes.

Região Sul: o tempo será quente e seco, mas a partir do dia 15/03, a previsão é de pancadas de chuva no extremo sul do Rio Grande do Sul.

Figura 1: Previsão de chuva para 1ª semana (11 a 18/03/2024). Fonte: INMET.

Na segunda semana, entre os dias 19 a 27 de março de 2024, a semana poderá apresentar volumes de chuva maiores que 70,0 mm em grande parte do País. Veja figura 2.

Previsão para a 2ª semana (19/03/2024 a 27/03/2024):

Região Norte: são previstos acumulados maiores que 60,0 mm, mas principalmente em áreas do Amazonas, Pará e Tocantins. Nas demais áreas, há previsão de volumes de chuva inferiores a 30,0 mm.

Região Nordeste: a previsão é de chuva em forma de pancadas que podem superar os 90,0 mm no centro-norte da Região e podem ser localmente fortes. Nas demais áreas, são previstos menores acumulados de chuva.

Regiões Centro-Oeste e Sudeste: são previstas pancadas de chuvas, mas que podem ser localmente fortes em áreas do Mato Grosso, Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro. Nas demais áreas, a previsão é de menores acumulados de chuva.

Região Sul: a previsão é de chuvas maiores que 50 mm em todos os estados. Porém, pouca chuva está prevista para o extremo sul do Rio Grande do Sul.

Figura 2: Previsão de chuva para 2ª semana (19 a 27/03/2024). Fonte: NCEP/NOAA.

Confira AQUI a previsão completa para os próximos 15 dias e as condições observadas no Brasil na última quinzena no Informativo Meteorológico nº9/2024.


O INMET é um órgão do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.

A previsão do tempo e os avisos meteorológicos são divulgados diariamente no portal, aplicativo e redes sociais do Inmet:

Instagram: @inmet.oficial

YouTube: @inmetoficial

Twitter: @inmet_

Facebook: @INMETBR

LinkedIn: company/inmetbr

TikTok: @inmetoficial

Veja mais: