INFORMATIVO METEOROLÓGICO N°47/2023

Confira a previsão do tempo entre os dias 27/11 e 13/12 de 2023

Publicado em 27/11/2023 15h22 . Última modificação 28/11/2023 11h50 .

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) concluiu, nesta segunda-feira (27), a previsão do tempo para as próximas duas semanas. Na primeira, entre os dias 27/11 e 04/12, os maiores volumes de chuva estão previstos para o oeste e sul do País (tons em vermelho e rosa no mapa da figura 1). 

Além disso, são previstas pancadas de chuva em áreas das regiões Centro-Oeste e Sudeste devido ao calor e a alta umidade. Em contrapartida, em grande parte da Região Nordeste, a previsão é de tempo quente e seco (tons em branco e azul no mapa da figura 1).

Confira, a seguir, a previsão do tempo detalhada para cada região do País nas próximas duas semanas.

Previsão para a 1ª semana (27/11/2023 a 04/12/2023):


Para a Região Norte, a previsão é de chuva em forma de pancadas, com valores maiores do que 50 milímetros (mm) no Amazonas, Acre, Rondônia, Pará, norte do Amapá e Tocantins, podendo vir acompanhadas de raios, rajadas de vento e trovoadas devido ao calor e a alta umidade. Nas demais áreas, não descartam pancadas de chuva isoladas (tons em azul no mapa).

Na Região Nordeste, o início da semana terá pancadas de chuva isoladas em áreas do Rio Grande Norte, Ceará e Paraíba, podendo vir acompanhadas de raios, rajadas de vento e trovoadas devido ao calor e a alta umidade. Na faixa litorânea entre Pernambuco e sul da Bahia, estão previstas chuvas pontuais, podendo chegar a 30 mm. No entanto, não se descartam pancadas de chuva isoladas no Maranhão, Piauí, oeste da Bahia, incluindo áreas do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia). Já no interior da região, a previsão é de tempo seco e sem chuva, além de baixos valores de umidade relativa (áreas em branco e azul no mapa).

São previstas chuvas intensas e mais localizadas em áreas de São Paulo, Rio de Janeiro, triângulo e sul mineiro, além da Região Centro-Oeste, podendo superar 60 mm e serem acompanhadas de raios, rajadas de vento e trovoadas. Menores acumulados são previstos em áreas pontuais da Região Sudeste.

Na Região Sul, os temporais continuam no decorrer da semana devido à atuação de uma massa de ar quente e úmida, podendo vir acompanhadas de raios, rajadas de vento e queda de granizo. Os maiores acumulados podem ultrapassar 70 mm em áreas do noroeste do Rio Grande do Sul, além de grande parte de Santa Catarina e oeste do Paraná. Para mais detalhes, confira os avisos disponibilizados no portal do Inmet

Figura 1: Previsão de chuva para a 1ª semana (27/11/2023 a 04/12/2023). Fonte: INMET.

Na segunda semana, entre os dias 05/12 e 13/12, a previsão indica acumulados de chuva maiores que 60 milímetros (mm) no oeste e sul do Brasil, além da porção central do país e leste da Região Sudeste. 


Em grande parte da Região Nordeste, a previsão é de tempo seco e sem chuva, além de baixos valores de umidade relativa (áreas em azul claro no mapa da figura 2).

Previsão para a 2ª semana (05/12/2023 a 13/12/2023):

Para a Região Norte, são previstos acumulados maiores que 50 mm no Amazonas, Acre, Rondônia, Tocantins e sul do Pará. Na parte norte, a previsão é de pouca chuva, com acumulados inferiores a 20 mm.

Na Região Nordeste, a previsão é de tempo seco e sem chuva, além de baixos valores de umidade relativa no interior da região. São previstas pancadas de chuva passageiras no Maranhão, Piauí e Bahia, que inclui áreas do Matopiba, com valores que podem ultrapassar 20 mm.

Nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, há previsão de pancadas de chuva que devem ultrapassar 50 mm, especialmente no Rio de Janeiro, São Paulo, sul e triangulo mineiro, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal. Nas demais áreas, não se descartam pancadas de chuva de forma isolada.

Na Região Sul, a previsão é de acumulados de chuvas intensas e maiores que 70 mm no Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina e Paraná.

Figura 2: Previsão de chuva para a 2ª semana (05 a 13/12/2023). Fonte: GFS.

Confira AQUI a previsão completa para os próximos 15 dias e as condições observadas no Brasil na última quinzena no Informativo Meteorológico nº47/2023.

O INMET é um órgão do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.

A previsão de tempo e os avisos meteorológicos são divulgados diariamente em nosso portal, aplicativo e redes sociais:

Instagram: @inmet.oficial

Twitter: @inmet_

Facebook: @INMETBR

Tiktok: @inmetoficial


Veja mais: