INFORMATIVO METEOROLÓGICO N° 47/2022

Confira a previsão do tempo entre os dias 05 e 20 de dezembro de 2022

Publicado em 05/12/2022 10h19 . Última modificação 05/12/2022 13h07 .

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê acumulados de chuva significativos no noroeste do País e, também, no leste de Santa Catarina, Paraná, São Paulo e sul de Minas Gerais entre os dias 5 e 12 deste mês (figura 1). Uma massa de ar quente e úmida vai provocar as chuvas. 

Já em parte do Nordeste do Brasil, principalmente em áreas do norte da região, o tempo ficará seco. 

Previsão detalhada por regiões para a 1ª semana (5/12 a 12/12)


No Norte, a previsão indica acumulados de chuva maiores que 20 milímetros (mm) em grande parte da região, com destaque para áreas do centro-sul do Amazonas, norte de Rondônia e leste do Acre, onde podem ocorrer volumes superiores a 50 mm. Já no leste de Roraima e norte do Pará e do Amapá, os acumulados não devem passar de 40 mm.

No Nordeste, podem ocorrer baixos volumes de chuva, entre 20 mm e 40 mm, no oeste do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), além de áreas entre os estados de Sergipe e Alagoas. Nas demais localidades, o tempo deve permanecer seco.

Já no Centro-Oeste, a previsão é de chuva em grande parte da região, com acumulados entre 20 mm e 50 mm, principalmente, no leste do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e sul e norte de Goiás. No noroeste do Mato Grosso e na área central de Goiás e do Distrito Federal, os volumes podem ultrapassar 50 mm. 

Na Sudeste, a chuva será mais intensa no sul de Minas Gerais e leste de São Paulo, com valores que podem ultrapassar 50 mm. Já em áreas do leste de Minas Gerais, no Rio de Janeiro e Espírito Santo, os volumes não devem passar de 30 mm. Nas demais localidades, são previstos acumulados entre 20 mm e 50 mm.

Por fim, no Sul, os volumes de chuva podem ultrapassar 50 mm no oeste de Santa Catarina e do Paraná, enquanto, nas demais áreas destes estados, podem ficar entre 20 mm e 50 mm. No Rio Grande do Sul, há previsão de tempo seco com possíveis pancadas de chuva e baixos acumulados no fim da semana.

Figura 1: Mapa da previsão de chuva para 1ª semana (05/12/2022 a 12/12/2022). Fonte: INMET.


Ainda de acordo com o Inmet, entre os dias 13 e 20 de dezembro, a previsão indica acumulados de chuva significativos, maiores que 50 mm, na faixa noroeste-sudeste do Brasil, enquanto, no centro-sul do País e extremo norte e leste do Nordeste, os volumes devem ser inferiores a 30 mm (figura 2). 

Previsão detalhada por regiões para a 2ª semana (13/12 a 20/12)

No Norte, os acumulados de 50 mm devem ocorrer no sul da região, principalmente, no Tocantins, centro-sul do Pará e oeste do Acre. Já em áreas ao norte da região, os volumes serão baixos (inferiores a 30 mm).

No Nordeste, por sua vez, os maiores volumes ficarão concentrados em áreas do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) e no centro-sul da Bahia, com acumulados maiores que 50 mm. No Ceará, Rio Grande do Norte e na costa leste, podem ocorrer baixos volumes (inferiores a 20 mm).

Já no Centro-Oeste, há previsão de chuva acima de 80 mm em grande parte de Goiás, Distrito Federal e leste do Mato Grosso. Nas demais áreas do Mato Grosso e oeste do Mato Grosso do Sul, os volumes de chuva podem ser maiores que 50 mm, enquanto, no leste do Mato Grosso do Sul, são previstos acumulados de 35 mm.

No Sudeste, os maiores acumulados de chuva podem ocorrer em grande parte do centro e norte de Minas Gerais, norte do Rio de Janeiro e no Espírito Santo, onde os volumes podem ultrapassar 80 mm. Já em grande parte de São Paulo e áreas do centro-sul de Minas Gerais e sul do Rio de Janeiro, podem ocorrer volumes abaixo de 50 mm.

Por fim, na Região Sul, são previstos baixos acumulados de chuva. Em áreas do Paraná e Santa Catarina, os volumes podem ficar em torno de 30 mm, enquanto, no Rio Grande do Sul, não devem passar de 20 mm.

Figura 2: Mapa da previsão de chuva para 2ª semana (13/12/2022 e 20/12/2022). Fonte: GFS.

Confira AQUI a previsão COMPLETA para os próximos 15 dias e as condições observadas no Brasil na última quinzena no Informativo Meteorológico nº 47/2022.


O INMET é um órgão do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (
MAPA) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.

A previsão de tempo e os avisos meteorológicos são divulgados diariamente em nosso portal, aplicativo e redes sociais:

Instagram: @inmet.oficial

Twitter: @inmet_

Facebook: @INMETBR

Tiktok: @inmetoficial

Youtube: INMET

Veja mais: