INFORMATIVO METEOROLÓGICO N° 46/2022

Confira a previsão do tempo entre os dias 29 de novembro e 14 de dezembro de 2022.

Publicado em 28/11/2022 10h51 . Última modificação 28/11/2022 11h19 .

Chuva

A figura 1 mostra a previsão de chuva acumulada entre os dias 29 de novembro a 05 de dezembro de 2022. De acordo com o modelo numérico do INMET, são previstos acumulados de chuva significativos em grande parte do País, considerando uma faixa desde o noroeste da Região Norte, áreas central e extremo sul da Bahia até o leste das regiões Sudeste e Sul, ocorridos principalmente devido a atuação de um episódio de Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) no início e decorrer da semana, onde persiste um canal de umidade contribuindo para ocorrência das chuvas.

Para a Região Norte, são previstos acumulados de chuva maiores que 20 mm em grande parte da região, com destaque para áreas central e leste do Amazonas, central e sul do Pará e do Tocantins e norte de Roraima, onde podem ocorrer acumulados superiores a 80 mm. Em áreas de Roraima, oeste do Acre e sul do Amapá, os acumulados não devem ultrapassar 10 mm.

Na Região Nordeste, os maiores acumulados de chuva se concentrarão em áreas do centrossul da Bahia, além de áreas do MATOPIBA (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) com volumes que podem ultrapassar os 80 mm. Já na parte norte da região, parte central do Ceará, do Rio Grande do Norte e da Paraíba, não se descarta ao longo da semana, a ocorrência de pancadas de chuvas isoladas principalmente devido o calor e alta umidade.

No Centro-Oeste, há previsão de acumulados de chuva significativos em grande parte do Mato Grosso, divisa com Goiás, Distrito Federal, com acumulados que podem ultrapassar 70 mm. Já em grande parte do Mato Grosso do Sul e sudoeste de Mato Grosso, podem ocorrer pancadas de chuva decorrentes de instabilidades causadas por uma massa de ar quente e úmida no meio da semana. Nas demais áreas, são previstos acumulados de chuva entre 20 e 50 mm.

Na Região Sudeste, um canal de umidade pode favorecer grandes acumulados de chuva no início da semana, maiores que 50 mm. Em áreas do sudeste de São Paulo, sul e nordeste de Minas Gerais e do Espírito Santo os acumulados poderão ultrapassar os 80 mm. Já no oeste de São Paulo e centro-oeste de Minas Gerais, os acumulados poderão ficar entre 30 e 70 mm.

Assim como nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, as áreas de instabilidade associadas ao canal de umidade poderão ocasionar grandes acumulados de chuva no leste e sul da Região Sul, com volumes que podem ultrapassar os 80 mm no sudoeste do Rio Grande do Sul, e leste do Paraná e Santa Catarina. Nas demais áreas, há previsão de volumes de chuva entre 20 e 50 mm.

Figura 1: Previsão de chuva para 1ª semana (29/11/2022 e 05/12/2022). Fonte: INMET.



Confira a previsão COMPLETA para os próximos 15 dias e as condições observadas no Brasil na última quinzena no Informativo Meteorológico nº 46/2022 AQUI.


O INMET é um órgão do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (
MAPA) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.

A previsão de tempo e os avisos meteorológicos são divulgados diariamente em nosso portal, aplicativo e redes sociais:

Instagram: @inmet.oficial

Twitter: @inmet_

Facebook: @INMETBR

Tiktok: @inmetoficial

Youtube: INMET

Veja mais: