INFORMATIVO METEOROLÓGICO N°45/2023

Confira a previsão do tempo entre os dias 13 a 29 de novembro de 2023

Publicado em 13/11/2023 16h05 . Última modificação 13/11/2023 16h29 .

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) concluiu, nesta segunda-feira (13), a previsão do tempo para as próximas duas semanas. Na primeira, entre os dias 13 e 20 de novembro, os maiores volumes de chuvas são previstos no noroeste e sul do País (tons em vermelho e roseados - figura 1). 

Em áreas das Regiões Norte, Nordeste e Sudeste, principalmente, a previsão é de predomínio de tempo quente e seco no decorrer da semana (tons em branco e azul - figura 1).

Confira, a seguir, a previsão do tempo detalhada para cada região do País nas próximas duas semanas.

Previsão para a 1ª semana (13/11/2023 a 20/11/2023):

Região Norte: são previstas chuvas em forma de pancadas, durante a semana, com valores maiores que 50 milímetros (mm) no Acre e no oeste e sul do Amazonas. Com menores acumulados em áreas pontuais de Rondônia, Pará e Tocantins devido ao calor e alta umidade. Nas demais áreas, haverá predomínio de tempo seco e sem chuvas.

Região Nordeste: a previsão é de tempo seco e sem chuva, além de baixos valores de umidade relativa, principalmente na parte norte e leste da região (áreas em branco e azul). No entanto, não se descarta pancadas de chuvas isoladas no Maranhão, Piauí, oeste da Bahia que inclui as áreas do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), além do litoral baiano.

Região Centro-Oeste: em algumas áreas, são previstas chuvas passageiras, principalmente no final da tarde.

Região Sudeste:  a partir do dia 17 de novembro, a previsão é de chuvas em áreas de São Paulo, Rio de Janeiro e triângulo mineiro.

Região Sul: a passagem de uma frente fria pela Região Sul poderá provocar chuvas expressivas, que podem vir acompanhados de raios, rajadas de ventos e da ocorrência pontual de queda de granizo, no decorrer da semana, com maiores acumulados que podem ultrapassar 150 milímetros (mm), principalmente no centro-norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e sul do Paraná. Maiores detalhes, verificar os avisos disponibilizados no portal https://alertas2.inmet.gov.br/.

Figura 1: Previsão de chuva para 1ª semana (13/11/2023 e 20/11/2023). Fonte: INMET.

Na segunda semana, entre os dias 21 e 29 novembro de 2023, a semana poderá apresentar grandes acumulados de chuva, maiores que 60 milímetros (mm), quando se observa convergência de umidade no sentido noroeste-sudeste. 

No Sul do País, podem ocorrer pancadas de chuvas, que poderão ser superiores a 50 mm.

Previsão para a 2ª semana (21/11/2023 a 29/11/2023):

Região Norte: são previstos acumulados maiores que 50 mm no oeste do Amazonas, Roraima, Acre, Rondônia e sul do Pará. Nas demais áreas, previsão de baixos acumulados de chuvas.

Região Nordeste: a previsão é de tempo seco e sem chuvas na região, exceto no Maranhão e litoral baiano com pancadas de chuvas passageiras.

Regiões Centro-Oeste e Sudeste:  há previsão de chuvas que devem ultrapassar 40 mm, especialmente no Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Nas demais áreas, não se descarta a possibilidade de pancadas de chuvas.

Região Sul: a previsão é de acumulados de chuvas maiores que 50 mm. As chuvas devem ser mais localizadas sobre o Rio Grande do Sul e litoral do Paraná.

Figura 2: Previsão de chuva para 2ª semana (21 e 29/11/2023). Fonte: GFS.

Confira AQUI a previsão completa para os próximos 15 dias e as condições observadas no Brasil na última quinzena no Informativo Meteorológico nº45/2023.

O INMET é um órgão do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.

A previsão de tempo e os avisos meteorológicos são divulgados diariamente em nosso portal, aplicativo e redes sociais:

Instagram: @inmet.oficial

Twitter: @inmet_

Facebook: @INMETBR

Tiktok: @inmetoficial

Veja mais: