INFORMATIVO METEOROLÓGICO N°44/2023

Confira a previsão do tempo entre os dias 6 e 22 de novembro de 2023

Publicado em 06/11/2023 13h35 . Última modificação 06/11/2023 13h59 .

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) concluiu, nesta segunda-feira (6), a previsão do tempo para as próximas duas semanas. Na primeira, entre os dias 6 e 13 de novembro, os maiores volumes de chuva estão previstos para o noroeste e sul do País (tons em vermelho e rosa no mapa da figura 1). 

Além disso, no início da semana, áreas de instabilidade devem provocar pancadas de chuva no Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), sudeste do Pará e nordeste de Mato Grosso. Já em parte das regiões Norte e Nordeste, o tempo deve permanecer quente e seco (tons em branco e azul no mapa da figura 1).

Confira, a seguir, a previsão do tempo detalhada para cada região do País nas próximas duas semanas.

Previsão para a 1ª semana (06/11/2023 a 13/11/2023):

Para a Região Norte, são previstas pancadas de chuva, com volumes maiores que 50 milímetros (mm), no Amazonas e, pontualmente, em áreas do Acre, Rondônia, Roraima, Pará e Tocantins devido ao calor e alta umidade. No Amapá, norte do Pará e sul de Rondônia, haverá predomínio de tempo seco e sem chuva.

Na Região Nordeste, o início da semana será marcado por áreas de instabilidade, que vão provocar chuva em parte do Maranhão, Piauí e Bahia, incluindo áreas do Matopiba devido à combinação do calor e alta umidade, que ajuda a canalização de umidade. No litoral baiano, a convergência de umidade mantém a instabilidade até, pelo menos, quarta-feira. Em grande parte da região, a previsão é de tempo seco e sem chuva, além de baixos valores de umidade relativa, principalmente na parte norte e leste (áreas em branco e azul no mapa da figura 1).

Na Região Centro-Oeste, há previsão de dias quentes, com pancadas de chuva no fim da tarde devido ao calor com alta umidade, podendo acumular volumes superiores a 50 mm, principalmente no início da semana.

Já na Região Sudeste, a previsão é de tempo seco e sem chuva, além de baixos valores de umidade relativa (áreas em branco e azul no mapa da figura 1).

Na Região Sul, a instabilidade volta a aumentar a partir de quarta-feira, provocando chuva localmente expressiva, que pode vir acompanhada de queda de granizo, raios e rajadas de vento. No início da semana, o predomínio é de ar seco e quente e sem chuva.

Figura 1: Previsão de chuva para a 1ª semana (06/11/2023 a 13/11/2023). Fonte: INMET.

Na segunda semana, entre os dias 14 e 22 de novembro, a previsão indica chuva localmente expressiva, com volume maior que 50 milímetros (mm), no oeste e centro-sul do País. 

Por outro lado, em grande parte do centro-norte do Brasil, a previsão é de pouca chuva.

Previsão para a 2ª semana (14/11/2023 a 22/11/2023):

Para a Região Norte, são previstos acumulados maiores que 50 mm no oeste do Amazonas, Acre, Rondônia e sul do Pará. Nas demais áreas, a previsão é de baixos acumulados de chuva.

Na Região Nordeste, a previsão é de tempo seco e sem chuva.

Nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, há previsão de chuva, podendo ultrapassar 40 mm, especialmente no litoral de São Paulo, Rio de Janeiro e no sul e Triângulo Mineiro. Nas demais áreas, não se descarta a possibilidade de pancadas de chuva.

Na Região Sul, a previsão é de acumulados de chuva maiores que 50 mm. A chuva deve ser mais localizada no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.

Figura 2: Previsão de chuva para a 2ª semana (14 a 22/11/2023). Fonte: GFS.


Confira AQUI a previsão completa para os próximos 15 dias e as condições observadas no Brasil na última quinzena no Informativo Meteorológico nº44/2023.

O INMET é um órgão do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.

A previsão de tempo e os avisos meteorológicos são divulgados diariamente em nosso portal, aplicativo e redes sociais:

Instagram: @inmet.oficial

Twitter: @inmet_

Facebook: @INMETBR

Tiktok: @inmetoficial

Veja mais: