INFORMATIVO METEOROLÓGICO N° 44/2022

Confira a previsão do tempo entre os dias 7 e 22 de novembro de 2022.

Publicado em 07/11/2022 14h42 . Última modificação 08/11/2022 08h50 .

Chuva

A previsão de chuva acumulada entre os dias 07 e 14 de novembro de 2022 é apresentada na Figura 1. De acordo com o modelo numérico do INMET, os maiores acumulados são previstos em áreas do oeste do Paraná e São Paulo, leste de Mato Grosso do Sul e em áreas do centrossul de Minas Gerais, além de áreas do Amazonas, Pará, Tocantins, Maranhão e Piauí. Já em parte da Região Nordeste, principalmente em áreas da Bahia e do Rio Grande do Norte, o tempo seco deve predominar.

Para a Região Norte são previstos acumulados de chuva, maiores que 20 mm, em grande parte da região, com destaque para áreas do oeste do Amazonas, norte de Roraima, leste do Pará e oeste de Tocantins, onde podem ocorrer acumulados superiores a 50 mm. Já no Acre e em Rondônia podem ocorrer pancadas de chuva no fim da semana, mas com baixos acumulados.

Na Região Nordeste, os maiores acumulados de chuva podem ocorrer no início da semana e se concentrarem principalmente em áreas do Maranhão, Ceará e Piauí, com volumes que podem ultrapassar 50 mm, além de pancadas de chuva em áreas mais litorâneas do SEALBA (Sergipe, Alagoas e Bahia).

No Centro-Oeste há previsão de chuva em grande parte da região, com acumulados que podem ficar entre 20 e 60 mm, principalmente em áreas do sul de Mato Grosso, noroeste de Mato Grosso do Sul e grande parte de Goiás. Já em áreas do sul e leste de Mato Grosso do Sul, os acumulados de chuva podem ultrapassar 60 mm. Nas demais áreas são previstos baixos acumulados de chuva inferiores a 20 mm.

Na Região Sudeste, a previsão é de acumulados de chuva que podem ultrapassar os 80 mm em áreas do oeste de São Paulo, centrossul de Minas Gerais e sul do Rio de Janeiro. Já em grande parte do norte de Minas Gerais, Espírito Santo, norte do Rio de Janeiro e leste de São Paulo há previsão de baixos volumes de chuva que podem ser inferiores a 40 mm.

Assim como nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, áreas de instabilidade ocasionarão acumulados significativos de chuva em grande parte do norte da Região Sul, com volumes que podem ultrapassar 60 mm no oeste do Paraná e Santa Catarina. Em áreas do sul do Rio Grande do Sul ainda haverá o predomínio de um tempo seco e ocorrência de baixos acumulados de chuva, principalmente no final de semana. Nas demais áreas, há previsão de volumes de chuva entre 20 mm e 50 mm.

                                                        Figura 1: Previsão de chuva para 1ª semana (07/11/2022 e 14/11/2022). Fonte: INMET.


Na Figura 2 é apresentada a previsão de chuva entre os dias 15 e 22 de novembro de 2022. De acordo com o modelo de previsão numérica, a semana poderá apresentar acumulados de chuva maiores que 50 mm, na faixa noroeste-sudeste do país, enquanto no centrossul do país e leste do Nordeste são previstos baixos acumulados, inferiores a 30 mm.

Para a Região Norte são previstos acumulados maiores que 50 mm em praticamente toda a região, com exceção de áreas do sul do Acre, Rondônia e Amapá, onde há previsão de volumes inferiores a 40 mm.

Na Região Nordeste, por sua vez, os maiores volumes de chuva se concentrarão em áreas do oeste do MATOPIBA (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), com acumulados que poderão ultrapassar 50 mm. No norte do Ceará e Rio Grande do Norte não há previsão de chuvas, enquanto nas demais áreas podem ocorrer baixos acumulados de chuva, que serão inferiores a 20 mm.

Na Região Centro-Oeste há previsão de chuvas que podem ultrapassar 30 mm em grande parte de Goiás, Distrito Federal e leste de Mato Grosso. Em áreas do centrossul de Mato Grosso e grande parte de Mato Grosso do sul são previstos acumulados de chuva que podem ficar entre 5 mm e 20 mm, enquanto em áreas do sul e oeste de Mato Grosso do Sul não há previsão de chuvas.

Já na Região Sudeste, os maiores acumulados de chuva podem ocorrer em grande parte de Minas Gerais, norte do Rio de Janeiro e no Espírito Santo, onde os volumes podem ultrapassar 50 mm. Já em grande parte de São Paulo e áreas do sul e Triângulo mineiro, podem ocorrer volumes de chuva abaixo de 40 mm. 

Na Região Sul são previstos baixos acumulados de chuva em grande parte da região. Em áreas do norte do Rio Grande do Sul e em Santa Catarina os volumes de chuva podem ultrapassar 20 mm.

                                                    Figura 2: Previsão de chuva para 2ª semana (15/11/2022 e 22/11/2022). Fonte: GFS.

Confira a previsão COMPLETA para os próximos 15 dias e as condições observadas no Brasil na última quinzena no Informativo Meteorológico nº 44/2022 AQUI.

O INMET é um órgão do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.

A previsão de tempo e os avisos meteorológicos são divulgados diariamente em nosso portal, aplicativo e redes sociais:

Instagram: @inmet.oficial

Twitter: @inmet_

Facebook: @INMETBR

Tiktok: @inmetoficial

Youtube: INMET



Veja mais: