INFORMATIVO METEOROLÓGICO N°43/2023

Confira a previsão do tempo entre os dias 30 de outubro e 15 de novembro de 2023

Publicado em 30/10/2023 14h16 . Última modificação 30/10/2023 14h38 .

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) concluiu, nesta segunda-feira (30), a previsão do tempo para as próximas duas semanas. Na primeira, entre os dias 30/10 e 06/11, os maiores volumes de chuva estão previstos para o noroeste e centro-sul do País, especialmente na Região Sul (tons em vermelho e rosa no mapa da figura 1). 

Na Região Nordeste e extremo norte do País, o tempo deve permanecer quente e seco ao longo da semana (tons em branco e azul no mapa da figura 1).

Confira, a seguir, a previsão do tempo detalhada para cada região do País nas próximas duas semanas.

Previsão para a 1ª semana (30/10/2023 a 06/11/2023):

Para a Região Norte, são previstas chuvas em forma de pancadas durante a semana, com valores maiores que 40 milímetros (mm) no oeste do Amazonas e, pontualmente, em áreas do Acre, Roraima, Pará e Tocantins devido ao calor e alta umidade. Nas demais áreas da região, haverá predomínio de tempo seco e sem chuva.

Em grande parte da Região Nordeste, a previsão é de tempo seco e sem chuva, além de baixos valores de umidade relativa, principalmente na parte central e leste da região. Em áreas do Matopiba (área que abrange os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), não se descarta chuva localizada e passageira entre quarta e sexta-feira. A partir do dia 04/11, há expectativa de aumento dos acumulados de chuva devido à possível formação de um canal de umidade.

Na Região Centro-Oeste, há previsão de dias quentes, com pancadas de chuva no fim da tarde devido ao calor e alta umidade, podendo acumular volumes superiores a 50 mm.

Já na Região Sudeste, uma massa de ar quente e úmida deve se manter no decorrer da semana, o que deve favorecer acumulados expressivos em áreas de São Paulo, Rio de Janeiro e centro-sul de Minas Gerais, com valores que podem ultrapassar 60 mm. A partir de sexta-feira, a possível formação de um canal de umidade ao norte do Espírito Santo e de Minas Gerais deverá provocar chuva passageira.

A Região Sul será marcada pela atuação de uma massa de ar quente e úmida, que intensifica as áreas de instabilidade na região até sexta-feira, provocando volumes de chuva significativos, possivelmente, acompanhados de queda de granizo, raios e rajadas de vento.

Figura 1: Previsão de chuva para a 1ª semana (30/10/2023 a 06/11/2023). Fonte: INMET.


Na segunda semana, entre os dias 7 e 15 de novembro, a previsão é de grandes acumulados de chuva, maiores que 60 milímetros (mm), mais ao norte do País. No centro-sul da Bahia, pode ocorrer chuva localmente expressiva (superior a 70 mm). Veja figura 2

Por outro lado, em grande parte do centro-sul do País, a previsão é de pouca chuva.

Previsão para a 2ª semana (07/11/2023 a 15/11/2023):

Para a Região Norte, são previstos acumulados maiores que 60 mm no centro e oeste do Amazonas, Roraima, Acre, Pará e Tocantins. Nas demais áreas, a previsão é de baixos acumulados de chuva.

Na Região Nordeste, a previsão é de acumulados de chuva localmente expressivos em áreas do centro-sul da Bahia. Em áreas do Matopiba (área que abrange os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), podem ocorrer pancadas de chuva passageiras. Por outro lado, a previsão é de tempo seco e sem chuva no nordeste da região.

Nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, há previsão de chuva passageira, que não deve ultrapassar 30 mm, especialmente no litoral de São Paulo, Rio de Janeiro e sul de Minas Gerais. No norte de Minas Gerais e Espírito Santo, não se descarta a possibilidade de pancadas de chuva.

Na Região Sul, a previsão é de baixos acumulados de chuva, menores que 30 mm. A chuva deve ser mais localizada sobre o leste de Santa Catarina e noroeste do Rio Grande do Sul.

Figura 2: Previsão de chuva para a 2ª semana (07/11/2023 a 15/11/2023). Fonte: GFS.

Confira AQUI a previsão completa para os próximos 15 dias e as condições observadas no Brasil na última quinzena no Informativo Meteorológico nº43/2023.

O INMET é um órgão do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.

A previsão de tempo e os avisos meteorológicos são divulgados diariamente em nosso portal, aplicativo e redes sociais:

Instagram: @inmet.oficial

Twitter: @inmet_

Facebook: @INMETBR

Tiktok: @inmetoficial


Veja mais: