INFORMATIVO METEOROLÓGICO N° 43/2022

Confira a previsão do tempo entre os dias 1 e 16 de novembro de 2022.

Publicado em 03/11/2022 16h30 . Última modificação 03/11/2022 16h37 .

Chuva

A previsão de chuva acumulada entre os dias 1 e 7 de novembro de 2022 é apresentada na Figura 1. De acordo com o modelo numérico do INMET, os maiores acumulados são previstos em áreas da Região Norte, oeste da Bahia, extremo norte de Goiás, norte de Minas Gerais e sul do Paraná.

Para a Região Norte são previstos acumulados de chuva superiores a 50 mm no noroeste da região, com destaque para o Pará, áreas pontuais do Amazonas e de Roraima e no oeste do Tocantins, onde os acumulados de chuva poderão ultrapassar os 80 mm principalmente no início da semana. Nos estados do Acre, Rondônia e sul do Amazonas, são previstos acumulados de chuvas inferiores a 10 mm.

Na Região Nordeste, por sua vez, não são previstos volumes de chuva em parte da região devido o predomínio de uma massa de ar quente e seco. Entretanto, em áreas do MATOPIBA (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) e oeste da Bahia, há previsão de acumulados de chuva que poderão superar os 60 mm. No extremo sul da Bahia, além de áreas do SEALBA (Sergipe, Alagoas e Bahia) e centrossul do Ceará, podem ocorrer pancadas de chuva de acumulados superiores a 30 mm, principalmente no final da semana.

No Centro-Oeste há previsão de chuva em parte da região, com acumulados que poderão ultrapassar os 40 mm em áreas pontuais no Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás, principalmente no início da semana, causados por áreas de instabilidades associados ao calor e umidade. Nas demais áreas, são previstos acumulados de chuva inferiores a 10 mm.

A frente fria de forte intensidade chegará a Região Sul e se estenderá até a parte central do País, com atuação principalmente no início da semana sobre a Região Sudeste, provocando acumulados de chuvas no litoral de São Paulo, norte de Minas Gerais e áreas pontuais do Rio de Janeiro e Espírito Santo, que poderão ultrapassar 60 mm. Nas demais áreas, chuvas abaixo de 30 mm.

Para a Região Sul, são previstos acumulados de chuvas entre 20 e 40 mm em grande parte da região, com destaque para áreas do sul do Paraná, onde há previsão de volumes de chuva significativos que podem ultrapassar 70 mm. Já no centrossul do Rio Grande do Sul e leste de Santa Catarina, os volumes de chuva previstos serão inferiores a 30 mm.


                                                                            Figura 1: Previsão de chuva para 1ª semana (01 e 07/11/2022). Fonte: INMET. 

A Figura 2 apresenta a previsão de chuva entre os dias 08 e 16 de novembro de 2022. De acordo com o modelo de previsão numérica GFS, a semana poderá apresentar volumes de chuva significativos em áreas das regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul do país.

Para a Região Norte são previstos acumulados entre 30 e 50 mm no sul do Amazonas, Acre, Rondônia e norte do Pará, podendo ultrapassar 60 mm no Tocantins. Nas demais áreas, os acumulados de chuva previstos não deverão ultrapassar os 30 mm.

No Nordeste, por sua vez, os maiores acumulados de chuva se concentrarão na Bahia e no MATOPIBA, com valores que podem ultrapassar os 50 mm. No litoral baiano, a previsão é de acumulados de chuva inferior a 30 mm. Na parte norte da região, não são previstos volumes de chuva devido o predomínio de uma massa de ar quente e seco.

Em parte das regiões Centro-Oeste e Sudeste a previsão indica chuvas mais expressivas que poderão superar os 80 mm no norte de Minas Gerais, nordeste de Goiás e Espírito Santo. Nas demais áreas, a previsão é de pancadas de chuvas isoladas com acumulados abaixo de 70 mm.

Em grande parte da Região Sul são previstos acumulados de chuva no litoral do Paraná e de Santa Catarina com chuvas que poderá ultrapassar os 50 mm. Nas demais áreas, são previstos acumulados de chuvas que devem ficar entre 10 e 30 mm.


                                                                Figura 2: Previsão de chuva para 2ª semana (25/10 e 02/11/2022). Fonte: GFS.

Confira a previsão COMPLETA para os próximos 15 dias e as condições observadas no Brasil na última quinzena no Informativo Meteorológico nº 43/2022 AQUI.

O INMET é um órgão do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.

A previsão de tempo e os avisos meteorológicos são divulgados diariamente em nosso portal, aplicativo e redes sociais:

Instagram: @inmet.oficial

Twitter: @inmet_

Facebook: @INMETBR

Tiktok: @inmetoficial

Youtube: INMET


Veja mais: