INFORMATIVO METEOROLÓGICO N° 40/2022

Confira a previsão do tempo entre os dias 11 e 26 de outubro de 2022

Publicado em 10/10/2022 13h51 . Última modificação 10/10/2022 16h35 .

Chuva

A figura 1 mostra a previsão de chuva acumulada entre os dias 11 e 17 de outubro de 2022. De acordo com o modelo numérico do Instituto Nacional Meteorologia (Inmet), os maiores acumulados são previstos em áreas das regiões Norte, Centro-Oeste e Sul do País.

Para o Norte, são previstos acumulados de chuva entre 20 e 60 milímetros (mm) no noroeste da região, com destaque para áreas do Amazonas, nordeste do Pará e sudeste do Acre, onde os totais de chuva poderão ultrapassar 80 mm. Em grande parte do estado do Tocantins, sul do Amapá e nordeste do Pará, são esperados acumulados inferiores a 10 mm.

Na Região Nordeste, não são previstos volumes de chuva devido ao predomínio de uma massa de ar quente e seco. Entretanto, poderá ocorrer pancadas de chuva de forma isolada, com valores abaixo de 10 mm, na costa leste.

No Centro-Oeste, há previsão de chuva em grande parte da região, com acumulados acima de 70 mm no sul do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul, causados por áreas de instabilidade associadas ao calor e à umidade. Já no sul de Goiás e norte do Mato Grosso, os totais de chuva podem ficar entre 20 e 50 mm. Nas demais áreas, o volume deve ser inferior a 10 mm.

Na Região Sudeste, são previstos acumulados entre 40 e 60 mm no sudeste de São Paulo, enquanto, no sul de Minas Gerais e Rio de Janeiro, a previsão é de chuva entre 10 e 30 mm. Nas demais áreas, também são esperados volumes inferiores a 10 mm.

Por fim, na Região Sul, são previstos acumulados significativos, podendo ultrapassar 80 mm no estado de Santa Catarina e no centro-sul do Paraná, provocados pela combinação de uma frente fria e áreas de instabilidade do Centro-Oeste que irão se deslocar em direção ao sul do País, principalmente, no dia 12/10. Porém, nas demais áreas, são esperados volumes inferiores a 50 mm, como no centro-sul do Rio Grande do Sul e norte do Paraná.

Figura 1: Previsão de chuva para a 1ª semana (11 e 17/10/2022). Fonte: INMET.

A figura 2 mostra a previsão de chuva entre os dias 18 e 26 de outubro de 2022. De acordo com o modelo de previsão numérica GFS, a semana deve apresentar volumes significativos em parte das regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul do País, enquanto, no Nordeste, a previsão continua indicando tempo seco e sem chuva.

Para a Região Norte, são previstos acumulados entre 40 e 60 mm no sudeste do Amazonas e sul do Pará, podendo ultrapassar 80 mm no sudeste de Rondônia. Nas demais áreas, os totais de chuva não deverão ultrapassar 25 mm.

No Nordeste, por sua vez, não há previsão de chuva em grande parte da região devido ao predomínio do tempo seco. Porém, podem ocorrer baixos volumes na costa leste.

Em parte das regiões Centro-Oeste e Sudeste, a previsão indica volumes de chuva superiores a 80 mm no centro-sul do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul. No entanto, no sudeste de Minas Gerais, norte de São Paulo, Espírito Santo e Rio de Janeiro, estão previstas pancadas de chuva acima de 50 mm. Nas demais áreas, a previsão é de chuvas isoladas com acumulados abaixo de 40 mm.

Por fim, em grande parte da Região Sul, são previstos acumulados de chuva significativos, podendo ultrapassar 70 mm, principalmente, no Paraná. Nas demais áreas, são esperados acumulados entre 30 e 50 mm.

Figura 2: Previsão de chuva para a 2ª semana (18 a 26/10/2022). Fonte: GFS.

Confira AQUI a previsão COMPLETA para os próximos 15 dias e as condições observadas no Brasil na última quinzena no Informativo Meteorológico nº 40/2022.

O INMET é um órgão do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.

A previsão de tempo e os avisos meteorológicos são divulgados diariamente em nosso portal, aplicativo e redes sociais:

Instagram: @inmet.oficial

Twitter: @inmet_

Facebook: @INMETBR

Tiktok: @inmetoficial

Youtube: INMET

Veja mais: