INFORMATIVO METEOROLÓGICO N°4/2024

Confira a previsão do tempo entre os dias 29 de janeiro e 14 de fevereiro de 2024

Publicado em 29/01/2024 13h59 . Última modificação 29/01/2024 14h10 .

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) concluiu, nesta segunda-feira (29), a previsão do tempo para as próximas duas semanas. Na primeira, entre os dias 29 de janeiro e 5 de fevereiro, a semana poderá apresentar grandes acumulados de chuva, que poderão ultrapassar 60 milímetros (tons em vermelho e rosa no mapa) em áreas das regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste, associado a um canal de umidade (figura 1).

O Inmet destaca que está monitorando estas condições e reforça a importância do acompanhamento diário das atualizações de previsão do tempo e emissão dos avisos meteorológicos especiais no portal https://alertas2.inmet.gov.br/

Previsão para a 1ª semana (29/01/2024 a 05/02/2024):

Região Norte: são previstas pancadas de chuvas no decorrer da semana, com valores maiores que 50 milímetros (mm) em praticamente toda a região, mas principalmente em áreas do Pará, Amazonas, sul de Roraima, Acre, Rondônia, Amapá e Tocantins, que podem vir acompanhadas de raios, rajadas de ventos e trovoadas. Nas demais áreas, não se descartam pancadas de chuvas isoladas com menores acumulados. No centro-norte de Roraima, não há previsão de chuvas (áreas em branco no mapa).

Região Nordeste: a previsão é de chuvas intensas durante a semana, que deve atingir, principalmente, áreas do Maranhão e oeste do Piauí com acumulados superiores a 50 mm. Além disso, áreas do centro-sul do Piauí, oeste e sul da Bahia, os acumulados podem superar os 20 mm. Nas demais áreas, não se descartam pancadas de chuvas isoladas com menores acumulados.

Regiões Centro-Oeste e Sudeste: são previstas pancadas de chuvas localmente fortes, com volumes maiores que 60 mm, que podem vir acompanhadas de raios, rajadas de ventos e trovoadas, principalmente em áreas de Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, leste de Minas Gerais, Rio de Janeiro, bem como no leste de São Paulo devido a canalização de umidade. Nas demais áreas, há previsão de chuvas com menores acumulados, podendo superar os 20 mm. No Mato Grosso do Sul, a previsão de pouca chuva.

Região Sul: estão previstas chuvas isoladas em áreas do leste do Paraná e Santa Catarina no decorrer da semana, podendo superar os 20 mm. No interior da região, há previsão de pouca chuva. No sudoeste do Rio Grande do Sul, não há previsão de chuvas (áreas em branco).

Figura 1: Previsão de chuva para 1ª semana (29/01/2024 a 05/02/2024). Fonte: INMET.

Na segunda semana, entre os dias 6 e 14 de fevereiro de 2024, a semana poderá apresentar volumes de chuva maiores que 60 milímetros 9mm) em grande parte do País, mas principalmente em áreas das Regiões Norte, Centro-Oeste, Sul, além da faixa leste do Nordeste do país. Em áreas de Minas Gerais, São Paulo, Roraima, noroeste do Pará e nordeste do Amazonas, além do norte do Maranhão, há previsão de pouca chuva.

Previsão para a 2ª semana (06/02/2024 a 14/02/2024):

Região Norte: são previstos volumes maiores que 50 mm no oeste do Amazonas, Acre, Rondônia, centro-sul e leste do Pará, Amapá e norte do Tocantins. Em Roraima, nordeste do Amazonas e noroeste do Pará, há previsão de pouca chuva.

Região Nordeste: na faixa leste e interior do norte da região, a previsão é de chuvas em forma de pancadas que podem superar os 50 mm, principalmente no Maranhão, Ceará, sertão de Pernambuco e Paraíba, áreas de Sealba (Sergipe, Alagoas e Bahia) e sul da Bahia. No oeste da Bahia e Piauí, são previstos menores acumulados de chuvas.

Regiões Centro-Oeste e Sudeste:  há previsão de pancadas de chuvas em áreas de Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, Espírito Santo, leste de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, que devem ultrapassar 50 mm. Nas demais áreas, são previstos menores acumulados de chuvas.

Região Sul: a previsão é de acumulados de chuvas maiores que 50 mm em Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Com previsão de menores acumulados no centro-norte do Paraná.

Figura 2: Previsão de chuva para 2ª semana (06 e 14/02/2024). Fonte: GFS.

Confira AQUI a previsão completa para os próximos 15 dias e as condições observadas no Brasil na última quinzena no Informativo Meteorológico nº4/2024.

O INMET é um órgão do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.

A previsão de tempo e os avisos meteorológicos são divulgados diariamente em nosso portal, aplicativo e redes sociais:

Instagram: @inmet.oficial

Twitter: @inmet_

Facebook: @INMETBR

Tiktok: @inmetoficial

Veja mais: