INFORMATIVO METEOROLÓGICO N°39/2023

Confira a previsão do tempo entre os dias 2 e 17 de outubro de 2023

Publicado em 02/10/2023 13h51 . Última modificação 02/10/2023 14h08 .

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) concluiu, nesta segunda-feira (2), a previsão do tempo para as próximas duas semanas. Na primeira, entre os dias 2 e 9 de outubro de 2023, os maiores acumulados são previstos no centro-sul do País, especialmente, na Região Sul (tons em vermelho e roseados no mapa). 

Já em áreas da Região Nordeste e leste da Região Norte há previsão de predomínio de altas temperaturas, tempo seco e baixa umidade em praticamente toda a semana (tons em branco no mapa).

Confira, a seguir, a previsão do tempo detalhada para cada região do País nas próximas duas semanas.

Previsão para a 1ª semana (02/10/2023 a 09/10/2023):

Região Norte: são previstos baixos volumes de chuva, inferiores a 30 milímetros (mm). Porém, em áreas pontuais do noroeste do Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima, podem ocorrer acumulados um pouco maiores, superiores a 50 mm, devido ao calor e alta umidade. Já em grande parte do Pará, Amapá e Tocantins haverá predomínio de tempo seco e sem chuvas.

Região Nordeste: a previsão é de tempo seco e sem chuvas, além de baixos valores de umidade relativa, principalmente, em áreas do Matopiba (área que abrange os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) e interior da região. Em áreas do sul e leste da Bahia podem ocorrer baixos volumes no início da semana.

Região Centro-Oeste: algumas áreas de instabilidade ainda favorecerão a ocorrência de temporais em grande parte da região, especialmente no centro-sul de Mato Grosso e de Goiás, além de Mato Grosso do Sul e Distrito Federal. Além disso, a passagem de dois sistemas frontais, ao longo da semana, ocasionará acumulados de chuva significativos no centro-sul de Mato Grosso do Sul, com valores que podem ultrapassar 50 mm.

Região Sudeste: o tempo também seguirá instável em grande parte da região, com possibilidade de tempestades e formação de granizo, especialmente, em áreas do centro-sul de Minas Gerais e extremo norte de São Paulo no início da semana, com acumulados de chuva que podem ultrapassar 50 mm. Além disso, o avanço de dois sistemas frontais favorecerá a ocorrência de grandes volumes de chuva, principalmente, no sul de São Paulo, com valores superiores a 80 mm.

Região Sul: a previsão indica predomínio de tempo seco e sem chuvas. Na quarta-feira (4), a formação de um sistema frontal ocasionará grandes volumes de chuva, principalmente no Rio Grande do Sul. Este sistema avançará rapidamente para o norte da região e Região Sudeste também causando instabilidade e volumes de chuva. Após o deslocamento deste sistema, uma nova frente fria se formará, a partir de sexta-feira (6), intensificando os acumulados de chuva no Rio Grande do Sul. Considerando estes dois sistemas, os volumes de chuva acumulados nos próximos sete dias ultrapassarão 150 mm, especialmente, entre o norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e leste do Paraná. Nas demais áreas, os acumulados podem ultrapassar 50 mm.

Figura 1: Previsão de chuva para 1ª semana (02/10/2023 e 09/10/2023). Fonte: INMET.

Na segunda semana, entre os dias 10 e 17 de outubro de 2023, a semana poderá apresentar grandes acumulados de chuva, maiores que 90 milímetros (mm), em grande parte do Rio Grande do Sul e no noroeste do País. 

Já em áreas do Brasil Central podem ocorrer pancadas de chuva e baixos acumulados, que serão inferiores a 50 mm, enquanto em grande parte da Região Nordeste e norte de Minas Gerais, há previsão de tempo seco e sem chuvas ao longo da semana.

Previsão para a 2ª semana (10/10/2023 a 17/10/2023):

Região Norte: são previstos acumulados de chuva que podem ultrapassar 50 mm em grande parte do oeste da região, especialmente no noroeste do Amazonas, Rondônia, Acre e em Roraima. Nas demais áreas da região, podem ocorrer baixos volumes de chuva, inferiores a 20 mm.

Região Nordeste: são previstos baixos acumulados de chuva, menores que 20 mm em áreas da costa leste. Nas demais áreas, incluindo o Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) e interior da região, haverá predomínio de tempo seco e sem chuvas durante toda a semana.

Regiões Centro-Oeste e Sudeste: há previsão de pancadas de chuva e baixos acumulados, que não devem ultrapassar 50 mm. Já em áreas do leste da Região Sudeste, os volumes de chuva poderão ser maiores que 50 mm, especialmente, no litoral de São Paulo, Rio de Janeiro e sul de Minas Gerais. No norte de Minas Gerais, por sua vez, haverá predomínio de tempo quente e seco.

Região Sul: há previsão de acumulados de chuva significativos e maiores que 90 mm, especialmente, no Rio Grande do Sul e leste de Santa Catarina. Já nas demais áreas, os volumes podem ser menores que 50 mm.

Figura 2: Previsão de chuva para 2ª semana (10/10/2023 e 17/10/2023). Fonte: GFS.

Confira AQUI a previsão completa para os próximos 15 dias e as condições observadas no Brasil na última quinzena no Informativo Meteorológico nº39/2023.

O INMET é um órgão do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.

A previsão de tempo e os avisos meteorológicos são divulgados diariamente em nosso portal, aplicativo e redes sociais:

Instagram: @inmet.oficial

Twitter: @inmet_

Facebook: @INMETBR

Tiktok: @inmetoficial



Veja mais: