INFORMATIVO METEOROLÓGICO N° 38/2022

Confira a previsão de tempo entre os dias 26 de setembro e 11 de outubro de 2022

Publicado em 26/09/2022 15h32 . Última modificação 26/09/2022 16h22 .

Chuva 

A previsão de chuva acumulada entre os dias 26 de setembro e 10 de outubro deste ano é apresentada na figura 1. De acordo com o modelo numérico do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os maiores acumulados são previstos em grande parte dos estados do Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro e sul de Minas Gerais, além da faixa noroeste do Amazonas. Já em áreas do centro e Nordeste do Brasil, vai predominar o tempo seco. 

No Norte do País, são previstos acumulados de chuva entre 20 e 60 milímetros (mm) no noroeste da região, com destaque para áreas do noroeste do Amazonas e leste de Rondônia, onde os acumulados podem ultrapassar 80 mm. Em grande parte do Tocantins e no sul do Pará, não há previsão de acumulados de chuva. Já nas demais áreas, eles deverão ser inferiores a 10 mm.

No Nordeste, não são previstos volumes de chuva em grande parte da região, incluindo áreas da Sealba (Sergipe, Alagoas e Bahia), devido ao predomínio de uma massa de ar seco, com exceção de áreas do sul da Bahia e leste do Maranhão, onde podem ocorrer acumulados de chuva menores que 20 mm.

No Centro-Oeste, a previsão indica acumulados de chuva superiores a 80 mm em áreas do centro-sul do Mato Grosso do Sul e extremo sul de Mato Grosso. Já no norte do Mato Grosso do Sul, sul de Goiás e oeste do Mato Grosso, os acumulados previstos são inferiores a 30 mm. Nas demais áreas, principalmente no nordeste de Mato Grosso e norte de Goiás, não há previsão de chuva. 

Em grande parte do centro-sul do Sudeste, há previsão de acumulados de chuva significativos, maiores que 50 mm, e que podem ultrapassar 80 mm, principalmente em áreas do sul de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Já no norte de Minas Gerais, uma massa de ar seco não vai favorecer a formação de chuva. Nas demais áreas, os acumulados serão inferiores a 10 mm.

Na Região Sul, são previstos maiores acumulados de chuva em grande parte do Paraná, com acumulados que podem ultrapassar 80 mm em grande parte do centro e norte do estado. Já em Santa Catarina e oeste do Rio Grande do Sul, os acumulados de chuva previstos são inferiores a 40 mm. Nas demais áreas, não há previsão de chuva nos próximos dias.

Figura 1: Previsão de chuva para a 1ª semana (26/09/2022 e 03/10/2022). Fonte: INMET.

A figura 2 mostra a previsão de chuva entre os dias 4 e 11 de outubro de 2022. De acordo com o modelo de previsão numérica, a semana poderá apresentar maiores acumulados de chuva entre os estados São Paulo, sul de Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Para a Região Norte, são previstos acumulados maiores que 20 mm no oeste do Amazonas, no Acre, Rondônia e norte de Roraima. Em grande parte do Tocantins, Amapá e leste do Pará, não são previstas chuvas durante a semana. Nas demais áreas, os acumulados de chuva previstos não deverão ultrapassar 20 mm.

No Nordeste, por sua vez, não há previsão de acumulados de chuva em grande parte da região, com exceção da áreas litorâneas, onde são previstos acumulados inferiores a 10 mm.

No Centro-Oeste, há previsão de chuva em grande parte da região, com valores entre 5 mm e 20 mm. Em áreas do oeste do Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, os acumulados de chuva previstos podem ultrapassar 20 mm. Já em áreas do sul de Goiás, os volumes previstos são superiores a 40 mm.

Já na Região Sudeste, os maiores acumulados de chuva podem ocorrer entre as áreas do oeste de São Paulo, Rio de Janeiro e sul de Minas Gerais, onde os volumes podem ultrapassar 50 mm.

Por fim, em grande parte da Região Sul, são previstos acumulados de chuva, principalmente, em áreas do norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e oeste do Paraná, onde os volumes de chuva podem ultrapassar 25 mm. Nas demais áreas, são previstos acumulados de chuva entre 5 e 20 mm.

Figura 2: Previsão de chuva para a 2ª semana (04/10/2022 e 11/10/2022). Fonte: GFS

Confira AQUI a previsão COMPLETA para os próximos 15 dias e as condições observadas no Brasil na última quinzena no Informativo Meteorológico nº 38/2022.

O INMET é um órgão do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.

A previsão de tempo e os avisos meteorológicos são divulgados diariamente em nosso portal, aplicativo e redes sociais:

Instagram: @inmet.oficial

Twitter: @inmet_

Facebook: @INMETBR

Tiktok: @inmetoficial

Youtube: INMET

Veja mais: