INFORMATIVO METEOROLÓGICO N° 37/2022

Confira a previsão de tempo entre os dias 20 de setembro e 05 de outubro de 2022

Publicado em 19/09/2022 13h18 . Última modificação 20/09/2022 11h44 .

Chuva

A previsão de chuva acumulada entre os dias 20 e 26 de setembro de 2022 é apresentada na Figura 1. De acordo com o modelo numérico do INMET, os maiores acumulados estão previstos para as regiões Norte, Sudeste e Sul do País.

Para a Região Norte, são previstas chuvas significativas que podem superar 60 mm no extremo oeste do Amazonas e do Acre e sudoeste do Pará. No Tocantins e no centro-norte do Pará, não são previstos acumulados de chuva e, nas demais áreas, os acumulados de chuva poderão ser inferiores a 40 mm.

Na Região Nordeste, não são previstos volumes de chuva. Entretanto, poderá ocorrer no litoral baiano pancadas de chuva de forma isolada, com valores abaixo de 10 mm.

Na Região Centro-Oeste, o predomínio de uma massa de ar seco sobre o norte de Mato Grosso e de Goiás durante a semana, não irá favorecer a formação de nuvens de chuva, provocando registros de baixa umidade relativa do ar. Entretanto, são previstos pancadas de chuva no sudeste de Goiás e no centrossul do Mato Grosso do Sul, com volumes que poderão ultrapassar os 40 mm.

Na Região Sudeste, o tempo ficará mais instável nos próximos dias, principalmente dia 22/09, devido à passagem de uma frente fria que se desloca em direção aos estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. Os volumes de chuvas poderão ultrapassar 80 mm, principalmente no sudeste de Minas Gerais.

Para a Região Sul, as áreas de instabilidade, principalmente no dia 20/09, deverão favorecer a ocorrência de acumulados de chuvas que podem ultrapassar 60 mm em praticamente toda a região. Porém, no centrossul do Rio Grande do Sul, a previsão é de pouca chuva que não deve ultrapassar os 30 mm.

                                                             Figura 1: Previsão de chuva para 1ª semana (20 e 26/09/2022). Fonte: INMET. 

A Figura 2 apresenta a previsão de chuva entre os dias 27 de setembro e 5 de outubro de 2022. De acordo com o modelo de previsão numérica GFS, a semana poderá apresentar volumes de chuva significativos em áreas das regiões Sudeste e Sul do Brasil.

Para a Região Norte, são previstos acumulados entre 50 e 60 mm no noroeste do Amazonas. Nas demais áreas, os acumulados de chuva previstos não deverão ultrapassar 30 mm.

No Nordeste, por sua vez, não há previsão de chuva em grande parte da região. Entretanto, podem ocorrer baixos volumes de chuva na costa leste.

Em parte das Regiões Centro-Oeste e Sudeste podem ocorrer baixos volumes de chuva abaixo de 20 mm. Entretanto, em áreas do sudeste de Minas Gerais e Rio de Janeiro estão previstos pancadas de chuvas que poderão ultrapassar 100 mm. Enquanto no sul dos estados do Mato Grosso do Sul, Goiás e áreas de São Paulo, a previsão é de chuvas isoladas, podendo chegar a 50 mm.

Em grande parte da Região Sul, são previstos acumulados de chuva significativas podendo ultrapassar 90 mm, principalmente no noroeste do Rio Grande do Sul e sul de Santa Catarina.

                                                                Figura 2: Previsão de chuva para 2ª semana (27/09 a 05/10/2022). Fonte: GFS.

Confira AQUI a previsão COMPLETA para os próximos 15 dias e as condições observadas no Brasil na última quinzena no Informativo Meteorológico nº 37/2022.

O INMET é um órgão do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.

A previsão de tempo e os avisos meteorológicos são divulgados diariamente em nosso portal, aplicativo e redes sociais:

Instagram: @inmet.oficial

Twitter: @inmet_

Facebook: @INMETBR

Tiktok: @inmetoficial

Youtube: INMET

Veja mais: