INFORMATIVO METEOROLÓGICO N° 31/2022

Confira a previsão de tempo entre os dias 9 e 24 de agosto de 2022.

Publicado em 08/08/2022 12h17 . Última modificação 08/08/2022 13h00 .

Precipitação

A previsão de chuva acumulada entre os dias 09 e 15 de agosto de 2022 é apresentada na Figura 1. De acordo com o modelo numérico do INMET, os maiores acumulados são previstos para as regiões Sudeste e Sul do país.

Para a Região Norte, são previstos acumulados de chuva que poderão superar os 50 mm no noroeste do Amazonas e Roraima. Nas demais áreas, os acumulados de chuva previstos serão inferiores a 30 mm.

Na Região Nordeste, não são previstos volumes de chuva significativos nesta região, porém o tempo segue instável na faixa leste da região e não se descarta a ocorrência de pancadas de chuva de forma isolada, abrangendo a região do SEALBA (Sergipe, Alagoas e Bahia).

Nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, o predomínio de uma massa de ar seco durante a semana não irá favorecer a formação de nuvens de chuva em algumas áreas destas regiões. Porém, devido a proximidade de uma frente fria entre os dias 08 e 09/08, são previstos acumulados de chuva em áreas do Mato Grosso do Sul, sul de Goiás e de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro com valores que poderão ultrapassar os 60 mm, além de ventos fortes e possíveis descargas elétricas, principalmente entre a terça (09) e quarta-feira (10).

Para a Região Sul do país, o processo de formação de uma frente fria no início da semana manterá o tempo muito instável, com previsão de temporais acompanhados de ventos fortes que podem superar os 80 km/h no litoral da região. Os acumulados previstos podem ultrapassar os 100 mm no norte do Paraná, leste de Santa Catarina e nordeste do Rio Grande do Sul, principalmente entre quarta (10) e quinta-feira (11).


Figura 1: Previsão de chuva para 1ª semana (09/08/2022 e 15/08/2022). Fonte: INMET.


A Figura 2 apresenta a previsão de chuva entre os dias 16 e 24 de agosto de 2022. De acordo com o modelo de previsão numérica GFS, a semana poderá apresentar volumes de chuva significativos no noroeste da Região Norte, costa leste do Nordeste e áreas do Sul e Sudeste do Brasil.

Para a Região Norte, são previstos acumulados de chuva entre 60 e 80 mm no noroeste do Amazonas. Nas demais áreas, os volumes de chuva previstos não deverão ultrapassar os 50 mm.

Na Região Nordeste, por sua vez, são previstos acumulados de chuva que poderão ultrapassar os 70 mm na costa leste da região. Nas demais áreas, os acumulados de chuva previstos não deverão ultrapassar os 25 mm.

Nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, não há previsão de chuva em praticamente toda a região, exceto no sudoeste do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, sul de Goiás e Minas Gerais, com acumulados previstos de até 30 mm. Entretanto, em áreas de São Paulo e Rio de Janeiro, poderão ocorrer acumulados de chuva mais significativos e acima de 90 mm.

Na Região Sul, são previstos acumulados de chuva em grande parte da região, podendo ultrapassar 70 mm em áreas serranas de Santa Catarina e norte do Paraná.


Figura 2: Previsão de chuva para 2ª semana (16/08/2022 e 24/08/2022). Fonte: GFS.

Veja a Previsão COMPLETA para os próximos 15 dias e as Condições Observadas no Brasil nos últimos 15 dias no Informativo Meteorológico nº 31/2022 AQUI.





O INMET é um órgão do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.

A previsão de tempo e os avisos meteorológicos são divulgados diariamente em nosso portal, aplicativo e redes sociais:

Instagram: @inmet.oficial

Twitter: @inmet_

Facebook: @INMETBR

Tiktok: @inmetoficial

Youtube: INMET


Veja mais: