INFORMATIVO METEOROLÓGICO N°28/2023

Confira a previsão do tempo entre os dias 17 de julho e 2 de agosto

Publicado em 17/07/2023 13h31 . Última modificação 17/07/2023 14h33 .

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) concluiu, nesta segunda-feira (17), a previsão do tempo para as próximas duas semanas. Na primeira, entre os dias 17 e 24 de julho, os maiores acumulados estão previstos para o extremo norte do País, além da costa leste da Bahia e áreas do sul e leste do Paraná. Veja figura 1 (tons em verde e amarelo no mapa).

Já no centro do Brasil, interior da Região Nordeste e sul do Norte, a previsão é de tempo seco. Veja figura 1 (tons em branco e azul no mapa).

Confira, a seguir, a previsão do tempo detalhada para cada região do Brasil nas próximas duas semanas.

Previsão para a 1ª semana (17/07/2023 a 24/07/2023):

Região Norte: previsão de volume de chuva maior que 20 milímetros (mm) no extremo norte da região, podendo ultrapassar 50 mm em áreas do noroeste do Amazonas e centro-norte de Roraima devido ao calor e a alta umidade. Em Rondônia, Acre, Tocantins e sul da região, o tempo ficará seco e sem chuva.

Região Nordeste: previsão de nebulosidade e chuva passageira em toda a faixa litorânea, principalmente no litoral baiano, a partir do dia 22/07, com possíveis acumulados maiores que 50 mm. Devido ao transporte de umidade vinda do oceano, a região do Sealba (área que abrange os estados de Sergipe, Alagoas e nordeste da Bahia) terá acumulados menores. Já no Matopiba (área que abrange os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) e no interior e norte da região, a previsão é de tempo quente e seco.

Regiões Centro-Oeste e Sudeste: uma massa de ar seco deixará o tempo estável e sem chuva, exceto em áreas do Espírito Santo, Rio de Janeiro, leste de São Paulo e Minas Gerais, onde a chuva deve ser inferior a 30 mm. A Região Centro-Oeste e o oeste de Minas Gerais também podem registrar baixa umidade. 

Região Sul: a previsão indica chuva em áreas de Santa Catarina e Paraná, com acumulados menores que 40 mm. Já no Rio Grande do Sul e em áreas do norte do Paraná, o tempo ficará seco e sem chuva.

Figura 1: Previsão de chuva para a 1ª semana (17/07/2023 a 24/07/2023). Fonte: INMET.


Na segunda semana, entre os dias 25 de julho e 2 de agosto, a previsão indica grandes acumulados de chuva, maiores que 50 mm, em áreas da Região Sul e no noroeste do País. Veja figura 2.

Na costa leste, a chuva deverá persistir. Já em grande parte do Brasil Central e no interior do Nordeste, o tempo seco e sem chuva vai predominar.

Previsão para a 2ª semana (25/07/2023 a 02/08/2023):

Região Norte: previsão de volume maior que 30 mm em praticamente todo o extremo norte da região, podendo superar 50 mm em áreas do noroeste do Amazonas e em Roraima. Em áreas do sul da região, a chuva não deve ser significativa.

Região Nordeste: os acumulados de chuva podem ultrapassar 20 mm em áreas do litoral da costa leste e litoral norte do Maranhão. Em áreas do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) e no norte e interior da região, não há previsão de chuva e o tempo seguirá estável e seco.

Regiões Centro-Oeste e Sudeste: previsão de tempo seco, exceto no Espírito Santo e sul de São Paulo, onde há possibilidade de chuva.

Região Sul: previsão de acumulados de chuva maiores que 50 mm entre o centro e o leste do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e sul do Paraná. Nas demais áreas, o volume deve ser inferior a 30 mm.

Figura 2: Previsão de chuva para a 2ª semana (25/07/2023 a 02/08/2023). Fonte: GFS.

Confira AQUI a previsão completa para os próximos 15 dias e as condições observadas no Brasil na última quinzena no Informativo Meteorológico nº 28/2023.

O INMET é um órgão do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.

A previsão de tempo e os avisos meteorológicos são divulgados diariamente em nosso portal, aplicativo e redes sociais:

Instagram: @inmet.oficial

Twitter: @inmet_

Facebook: @INMETBR

Tiktok: @inmetoficial

Youtube: INMET

Veja mais: