INFORMATIVO METEOROLÓGICO N°26/2023

Confira a previsão do tempo entre os dias 3 a 19 de julho

Publicado em 06/07/2023 16h30 . Última modificação 07/07/2023 09h29 .

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) concluiu, nesta segunda-feira (3), a previsão do tempo para as próximas duas semanas. Na primeira, entre os dias 3 e 10 de julho de 2023, os maiores acumulados estão previstos para o extremo norte do País, além de áreas do extremo sul do Rio Grande do Sul e costa leste da Região Nordeste (tons em verde e amarelo no mapa da figura 1).

Já no centro-sul do Brasil, interior da Região Nordeste e sul da Região Norte, o tempo seco deve predominar ao longo da semana (tons em branco e azul no mapa da figura 1).

Confira, a seguir, a previsão do tempo detalhada para cada região do Brasil nas próximas duas semanas.

Previsão para a 1ª semana (03/07/2023 a 10/07/2023):

Região Norte: são previstos volumes maiores que 30 milímetros (mm) em grande parte do centro e norte da região, podendo ultrapassar 50 mm em áreas do noroeste do Amazonas e do Pará, além do norte de Roraima e Amapá, devido ao calor e alta umidade. Nas demais áreas, como em Rondônia, Acre, Tocantins e sul da região, predomina o tempo seco e sem chuva.

Região Nordeste: a previsão é de acumulado de chuva inferior a 30 mm no extremo noroeste do Maranhão. Já em áreas do litoral do Rio Grande do Norte até Pernambuco e na Sealba (Sergipe, Alagoas e nordeste da Bahia), a chuva persiste por conta do transporte de umidade que vem do oceano. Nas demais áreas, como no Matopita (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), interior e norte da região, a previsão e de tempo estável e seco em toda a semana.

Regiões Centro-Oeste e Sudeste: uma massa de ar seco deixará o tempo estável e sem chuvas em praticamente toda a região. Além disso, poderão ser registrados baixos valores de umidade relativa do ar, podendo ser inferior a 30%, principalmente, no Centro-Oeste e Triângulo Mineiro.

Região Sul: a instabilidade associada a passagem de uma frente fria pelo oceano, a partir de 7 de julho, poderá ocasionar acumulado de chuva no extremo sul do Rio Grande do Sul. No fim de semana, há chance de chuva fraca e isolada nas demais áreas.

Figura 1: Previsão de chuva para 1ª semana (03/07/2023 a 10/07/2023). Fonte: INMET.

Na segunda semana, entre os dias 11 a 19 de julho, a semana poderá apresentar acumulados de chuva, maiores que 60 mm, em áreas da Região Sul e no noroeste do País. Já em grande parte do Brasil Central e interior do Nordeste, a previsão é de tempo seco e sem chuva ao longo da semana.

Previsão para a 2ª semana (11/07/2023 a 19/07/2023):

Região Norte: são previstos acumulados maiores que 30 mm, em praticamente todo extremo norte da região, com volumes superiores a 60 mm em áreas do noroeste do Amazonas e em Roraima. Já em áreas do sul da região, não há previsão de acumulado de chuva significativos.

Região Nordeste: são previstos acumulados de chuva que podem ultrapassar 30 mm em áreas do litoral da costa leste e litoral norte do Maranhão. Em áreas do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), norte e no interior da região, não há previsão de chuva, predominando o tempo seco.

Regiões Centro-Oeste e Sudeste: a previsão é de tempo seco em praticamente toda a semana, exceto no Espírito Santo, onde há chance de chuva.

Região Sul:  a previsão indica acumulado de chuva significativo, maior que 80 mm, em áreas entre o norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e sul do Paraná. Nas demais áreas podem ocorrer baixos acumulados, menores que 30 mm.

Figura 2: Previsão de chuva para 2ª semana (11/07/2023 a 19/07/2023). Fonte: GFS.


Confira AQUI a previsão completa para os próximos 15 dias e as condições observadas no Brasil na última quinzena no Informativo Meteorológico nº 26/2023.

O INMET é um órgão do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.

A previsão de tempo e os avisos meteorológicos são divulgados diariamente em nosso portal, aplicativo e redes sociais:

Instagram: @inmet.oficial

Twitter: @inmet_

Facebook: @INMETBR

Tiktok: @inmetoficial

Youtube: INMET


Veja mais: