INFORMATIVO METEOROLÓGICO N°25/2023

Confira a previsão do tempo entre os dias 26 de junho e 11 de julho

Publicado em 26/06/2023 17h00 . Última modificação 27/06/2023 08h40 .

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) concluiu, nesta segunda-feira (26), a previsão do tempo para as próximas duas semanas. Na primeira, entre os dias 26 de junho e 3 de julho, os maiores acumulados de chuva estão previstos para o extremo norte do País, além de áreas do extremo sul do Rio Grande do Sul e costa leste da Região Nordeste (tons em verde e amarelo no mapa da figura 1).

Já no centro-sul do Brasil, interior da Região Nordeste e sul da Região Norte, o tempo seco deve predominar ao longo da semana (tons em branco e azul no mapa da figura 1).

Confira, a seguir, a previsão do tempo detalhada para cada região do Brasil nas próximas duas semanas.

Previsão para a 1ª semana (26/06/2023 a 03/07/2023):

Região Norte: previsão de volumes de chuva maiores que 30 mm em grande parte do centro e norte da região, podendo ultrapassar 50 mm em áreas do noroeste do Amazonas e norte de Roraima e do Amapá devido ao calor e a alta umidade. Nas demais áreas, como em Rondônia, Acre, Tocantins e sul da região, o tempo seco e sem chuva vai predominar.

Região Nordeste: previsão de acumulados de chuva superiores a 40 mm no extremo norte do Maranhão. Já no litoral de Pernambuco, Paraíba e Sealba (área que abrange os estados de Sergipe, Alagoas e nordeste da Bahia), poderão ocorrer baixos acumulados de chuva no início da semana devido ao transporte de umidade vindo do oceano. Nas demais áreas, como no Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) e no interior e norte da região, o tempo ficará estável e seco ao longo da semana.

Regiões Centro-Oeste e Sudeste: uma massa de ar seco deixará o tempo estável e sem chuva. Além disso, a previsão indica baixa umidade relativa do ar, com valores inferiores a 30%, principalmente, no Centro-Oeste e no Triângulo Mineiro.

Região Sul: a instabilidade associada a passagem de uma frente fria pelo oceano poderá ocasionar acumulados de chuva no extremo sul do Rio Grande do Sul, com valores que podem passar de 50 mm. Nas demais áreas, há previsão de tempo seco e sem chuva ao longo da semana.

Figura 1: Previsão de chuva para a 1ª semana (26/06/2023 a 03/07/2023). Fonte: INMET.


Na segunda semana, entre os dias 4 e 11 de julho, a previsão é de grandes acumulados de chuva, maiores que 60 mm, em áreas da Região Sul e no noroeste do País. Já em grande parte do Brasil Central e no interior do Nordeste, o tempo deve permanecer seco e sem chuva. Veja figura 2. 

Previsão para a 2ª semana (04/07/2023 a 11/07/2023):

Região Norte: previsão de acumulados maiores que 30 mm em praticamente todo o extremo norte da região, com volumes superiores a 60 mm em áreas do noroeste do Amazonas e em Roraima. Já em áreas do sul da região, não há previsão chuva significativa

Região Nordeste: são previstos baixos acumulados de chuva, podendo ultrapassar 30 mm em áreas da costa leste e litoral norte do Maranhão. No Matopiba (área que abrange os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), norte e interior da região, não há previsão de chuva e predomina o tempo seco.

Regiões Centro-Oeste e Sudeste: a previsão é de tempo seco ao longo da semana.

Região Sul: possibilidade de acumulados de chuva significativos, maiores que 80 mm, em áreas entre o norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o sul do Paraná. Nas demais áreas, podem ocorrer baixos acumulados, menores que 30 mm, enquanto no norte do Paraná, a previsão é de tempo seco e sem chuva.

Figura 2: Previsão de chuva para a 2ª semana (04/07/2023 a 11/07/2023). Fonte: GFS.


Confira AQUI a previsão completa para os próximos 15 dias e as condições observadas no Brasil na última quinzena no Informativo Meteorológico nº 25/2023.


O INMET é um órgão do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.

A previsão de tempo e os avisos meteorológicos são divulgados diariamente em nosso portal, aplicativo e redes sociais:

Instagram: @inmet.oficial

Twitter: @inmet_

Facebook: @INMETBR

Tiktok: @inmetoficial

Youtube: INMET

Veja mais: