INFORMATIVO METEOROLÓGICO N°13/2024

Confira a previsão do tempo entre os dias 8 e 24 de abril de 2024

Publicado em 08/04/2024 13h39 . Última modificação 08/04/2024 13h48 .

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) concluiu, nesta segunda-feira (8), a previsão do tempo para as próximas duas semanas. Na primeira, entre os dias 8 e 15 de abril, a semana poderá apresentar grandes acumulados de chuva, que poderão ultrapassar 80,0 milímetros (mm) - tons em vermelho na figura 1 - , especialmente no norte do País, devido à combinação do calor e alta umidade, além da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) que continuam influenciando as instabilidades na região e provocando chuvas intensas. 

Já na Região Sul o avanço da frente fria no oceano, no início desta semana, ainda provocará chuvas localmente fortes. 

O Inmet monitora estas condições e reforça a importância do acompanhamento diário das atualizações da previsão do tempo e emissão dos avisos meteorológicos especiais no portal. Clique AQUI.

Previsão para a 1ª semana (08/04/2024 a 15/04/2024):

Região Norte: são previstas pancadas de chuvas no decorrer da semana, com valores maiores que 80,0 mm em áreas do Amazonas, Pará, e Tocantins, que podem vir acompanhadas de raios, rajadas de vento e trovoadas. Nas demais áreas, não se descartam pancadas de chuvas isoladas com menores acumulados. Haverá ausência de chuva em Roraima e noroeste do Pará.

Região Nordeste: a atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) irá provocar áreas de forte instabilidade no norte dos estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, bem como no interior da Paraíba, onde a previsão indica chuvas superiores a 80 mm. Na parte leste, são previstos acumulados maiores que 60 mm. Já no interior da Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe, não há previsão de chuva.

Região Centro-Oeste: as chuvas deverão ser mais localizadas na parte oeste da região durante a semana, com volumes superiores a 40 mm. No centro-sul de Mato Grosso do Sul, o total de chuva poderá ultrapassar os 70,0 mm. Por outro lado, nas demais áreas, são previstos menores volumes, principalmente no leste de Goiás e Distrito Federal

Região Sudeste: a previsão é tempo quente e seco em grande parte da região, principalmente no norte de Minas Gerais. No sudeste e leste de São Paulo e Rio de Janeiro, são previstas pancadas de chuvas com volumes que podem ultrapassar os 60 mm, especialmente no final desta semana.

Região Sul: a frente fria que avança sobre o oceano ainda irá provocar chuvas intensas sobre Santa Catarina e Paraná ao longo da semana. No Rio Grande do Sul, os maiores volumes de chuva devem ocorrer mais para o fim de semana e podem vir acompanhadas de raios, rajadas de vento, trovoadas e possíveis queda de granizo. Desta forma, o Inmet reforça a importância do acompanhamento diário das atualizações de previsão do tempo e emissão dos avisos meteorológicos especiais pelo portal https://alertas2.inmet.gov.br/

Figura 1: Previsão de chuva para 1ª semana (8 e 15/04/2024). Fonte: INMET.

Na segunda semana, entre os dias 16 e 24 de abril de 2024, a semana poderá apresentar volumes de chuva maiores que 70,0 mm na parte central e norte do País (figura 2).

Previsão para a 2ª semana (16/04/2024 a 24/04/2024):

Região Norte: são previstos acumulados maiores que 70,0 mm em grande parte da região, exceto no norte de Roraima, leste do Acre e do Tocantins, com volumes inferiores a 50 mm.

Região Nordeste: a previsão é de chuvas em forma de pancadas que podem superar os 70,0 mm no Maranhão, Piauí, norte do Ceará e Rio Grande do Norte, além da parte sul da Bahia. Nas demais áreas, são previstos menores acumulados de chuvas.

Regiões Centro-Oeste e Sudeste: são previstas pancadas de chuvas localmente fortes e que podem superar os 70,0 mm no norte das duas regiões. Nas demais áreas, a previsão é de volumes inferiores a 50 mm.

Região Sul: a previsão é de chuvas maiores que 50,0 mm no Rio Grande do Sul e oeste de santa Catarina. No restante da região, a previsão é de volumes menores, especialmente no noroeste do Paraná, onde os acumulados podem ficar abaixo de 20 mm.

Figura 2: Previsão de chuva para 2ª semana (16 e 24/04/2024). Fonte: NCEP/NOAA.

Confira AQUI a previsão completa para os próximos 15 dias e as condições observadas no Brasil na última quinzena no Informativo Meteorológico nº13/2024.

O INMET é um órgão do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.

A previsão do tempo e os avisos meteorológicos são divulgados diariamente no portal, aplicativo e redes sociais do Inmet:

Instagram: @inmet.oficial

YouTube: @inmetoficial

Twitter: @inmet_

Facebook: @INMETBR

LinkedIn: company/inmetbr

TikTok: @inmetoficial

Veja mais: