INFORMATIVO METEOROLÓGICO N° 11/2025

Confira a previsão do tempo entre os dias 24 e 31 de março de 2025

Publicado em 24/03/2025 13h44 . Última modificação 24/03/2025 13h57 .

A Figura 1 apresenta a previsão de chuva acumulada, de acordo com o modelo numérico COSMO do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), indicando chuva concentradas em grande parte da Região Norte, oeste e norte da Região Nordeste, norte da Região Centro-Oeste, leste da Região Sudeste e parte dos Estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Nestas áreas, os acumulados podem ultrapassar 80 mm (tons em vermelho) durante a semana. Já no centro-leste da Bahia, Alagoas, Sergipe, Pernambuco, norte de Minas Gerais, assim como o leste do Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná, a tendência é de ocorrência de chuvas com acumulados abaixo de 20 mm (tons em azul).

Na Região Norte, os maiores acumulados de chuva irão se concentrar no oeste do Amazonas, Pará, Amapá, além do leste do Tocantins e Rondônia, com acumulados que podem ultrapassar os 60 mm (tons de laranja e vermelho). Menores volumes são previstos para Roraima nordeste do Amazonas e noroeste do Pará, com valores abaixo de 40 mm.

Na Região Nordeste, áreas de instabilidades devido a presença da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) ainda favorecerá a precipitação no norte do Maranhão e do Piauí, litoral do Ceará, onde são previstos volumes de chuva acima de 60 mm (tons em laranja e vermelho), principalmente entre os dias 28 e 30 de março. Na faixa leste da região, que vai desde o Rio Grande do Norte até Pernambuco, são previstos acumulados inferiores a 20 mm. Em áreas da parte central da Bahia e interior dos Estados de Pernambuco, Alagoas e Sergipe, pode não haver registro de chuva.

Na Região Centro-Oeste, a previsão é de chuvas irregulares e áreas de instabilidade mais localizadas sobre o noroeste do Mato Grosso, norte de Goiás, Distrito Federal, com acumulados que podem superar os 50 mm. No início da semana, áreas do sul e oeste do Mato Grosso do Sul estão previstos volumes de chuva que pode chegar a 50 mm em vinte quatro horas, com ventos de até 60 km/h e possibilidade de queda de granizo. A partir do dia 29 de março, a tendência é de menores acumulados de chuva e inferiores a 20 mm sobre o leste do Mato Grosso do Sul.

Na Região Sudeste, são previstas chuvas acima de 60 mm na divisa de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, durante a semana. No norte de Minas Gerais, a tendência é de tempo firme e algumas localidades do centro-sul de São Paulo podem registrar volumes inferiores a 10 mm.

Na parte oeste da Região Sul, a semana começa com tempestades e volumes de chuva de até 50 mm em vinte quatro horas, ventos de até 60 km/h e possibilidade de queda de granizo. No entanto, o tempo deverá ficar mais estável a partir do final de semana.

Figura 1: Previsão de chuva (24 a 31 de março de 2025). Fonte: INMET

Confira AQUI a previsão completa para esta semana de 24 a 31 de março de 2025 e as condições observadas no Brasil entre os dias 19 e 23 de março de 2025 no Informativo Meteorológico nº 11/2025 (24/03).

O INMET é um órgão do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.

A previsão de tempo e os avisos meteorológicos são divulgados diariamente em nosso portal, aplicativo e redes sociais:

Instagram: @inmet.oficial

X: @inmet_

Facebook: @INMETBR

Youtube: INMET

LinkedIn:/company/inmetbr

Veja mais: