INFORMATIVO METEOROLÓGICO N°11/2024

Confira a previsão do tempo entre os dias 25 de março e 10 de abril de 2024

Publicado em 25/03/2024 15h29 . Última modificação 25/03/2024 15h44 .

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) concluiu, nesta segunda-feira (25), a previsão do tempo para as próximas duas semanas. Na primeira, entre os dias 25 de março e 1° de abril, devem ocorrer grandes acumulados de chuva, podendo ultrapassar 80,0 milímetros (mm) - tons em vermelho no mapa da figura 1 -, especialmente no centro-norte do País devido à combinação do calor e com a alta umidade. A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) também segue influenciando as instabilidades no extremo norte do País e provocando chuvas intensas.

O Inmet monitora estas condições e reforça a importância do acompanhamento diário das atualizações da previsão do tempo e emissão dos avisos meteorológicos especiais no portal. Clique AQUI

Previsão para a 1ª semana (25/03/2024 a 01/04/2024):

Para a Região Norte são previstas pancadas de chuva no decorrer da semana, com valores maiores que 80,0 mm em praticamente toda a região, mas, principalmente, em áreas do Pará, Rondônia, Acre, Amazonas e Amapá, podendo vir acompanhadas de raios, rajadas de vento e trovoadas. Nas demais áreas, não se descartam pancadas de chuva isoladas com menores acumulados.

Em grande parte da Região Nordeste, são previstas pancadas de chuva, podendo ser localmente fortes no centro-norte e leste da região, com volumes superiores a 70,0 mm. Nas demais áreas, podem ocorrer pancadas de chuva isoladas em menores acumulados.

A chuva deve ter um pouco mais de regularidade em parte da Região Centro-Oeste durante a semana. Nos estados de Mato Grosso e Goiás, os totais de chuva podem ultrapassar 80,0 mm. Por outro lado, em Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal, a chuva deve ser irregular, com total em torno de 40 mm.

Em grande parte da Região Sudeste haverá diminuição no volume e intensidade da chuva. Porém, ainda são previstas pancadas de chuva isoladas em áreas de Minas Gerais e São Paulo, mas que podem ser localmente fortes no noroeste de São Paulo, triângulo mineiro, Rio de Janeiro e sul do Espírito Santo. Nas demais áreas, não se descarta chuva com menores acumulados.

Na Região Sul será de tempo quente e seco, mas a partir do dia 31/03, a previsão é de pancadas de chuva no extremo sul da região, especialmente no Rio Grande do Sul e sul de Santa Catarina.

Figura 1: Previsão de chuva para a 1ª semana (25/03/2024 a 01/04/2024). Fonte: Inmet.


Na segunda semana, entre os dias 2 e 10 de abril, a previsão indica volumes de chuva maiores que 70,0 mm em grande parte do País.

Previsão para a 2ª semana (02/04/2024 a 10/04/2024):

Em grande parte da Região Norte, são previstos acumulados maiores que 70,0 mm, mas principalmente em áreas do Amazonas, Pará e Tocantins. Nas demais áreas, há previsão de volumes de chuva inferiores a 50,0 mm.

Na Região Nordeste, a previsão indica chuva em forma de pancada, podendo superar 80,0 mm no interior da região e ser localmente forte. Nas demais áreas, são previstos menores acumulados de chuva.

Em grande parte das regiões Centro-Oeste e Sudeste, são previstas pancadas de chuva, que podem ser localmente fortes e superar 80,0 mm. A chuva deve ser mais intensa nos estados de Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso, São Paulo e Rio de Janeiro. Nas demais áreas, a previsão é de menores acumulados de chuva.

Na Região Sul, a previsão é de chuva maior que 80,0 mm no Rio Grande do Sul e Santa Catarina. No Paraná, a previsão é de volumes menores.

Figura 2: Previsão de chuva para a 2ª semana (02/04 a 10/04/2024). Fonte: NCEP/NOAA.

Confira AQUI a previsão completa para os próximos 15 dias e as condições observadas no Brasil na última quinzena no Informativo Meteorológico nº11/2024.

O INMET é um órgão do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.

A previsão do tempo e os avisos meteorológicos são divulgados diariamente no portal, aplicativo e redes sociais do Inmet:

Instagram: @inmet.oficial

YouTube: @inmetoficial

Twitter: @inmet_

Facebook: @INMETBR

LinkedIn: company/inmetbr

TikTok: @inmetoficial

Veja mais: