INFORMATIVO METEOROLÓGICO SEMANAL Nº 41 (19/10/2020)

Previsão de tempo para o período de 19 outubro a 4 de novembro de 2020.

Publicado em 19/10/2020 11h47 . Última modificação 19/10/2020 12h03 .


- Precipitação


A previsão de chuva entre os dias 19 e 26 de outubro é apresentada na Figura 1. De acordo com o modelo numérico do INMET, a semana deverá ter chuvas em praticamente todo o país.

Na Região Sul, a previsão é de maiores acumulados de chuva na região central do estado do Paraná, onde os acumulados poderão ficar em torno de 80 mm. Nas demais áreas, os acumulados de chuva deverão variar entre 5 e 40 mm.

Na Região Sudeste, os acumulados de chuva deverão variar entre 10 e 60 mm. Pontualmente não estão descartadas tempestades, com ocorrência de chuva forte, granizo e rajadas de vento. As chuvas serão mais escassas apenas no norte de Minas Gerais.

Na Região Centro-Oeste as chuvas deverão ser mais significativas no norte do Mato Grosso do Sul, sul de Goiás e leste do estado de Mato Grosso. Há possibilidade de ocorrência de chuva forte e rajadas de vento em algumas áreas da região.

Na região do MATOPIBA as chuvas deverão ser irregulares, com maior probabilidade de ocorrência em Tocantins, sul do Maranhão e no oeste da Bahia.

Há previsão de chuva fraca no leste da Bahia e também no litoral dos estados de Sergipe e Alagoas.

Na Região Norte os acumulados de chuva deverão variar entre 10 e 90 mm no Amazonas, sul do Pará e em Rondônia.

Figura 1: Previsão de chuva para 1ª semana. Fonte: INMET.

A Figura 2 apresenta a previsão de chuva entre os dias 27 de outubro e 04 de novembro de 2020.

De acordo com o modelo de previsão numérica, a semana deverá ter chuvas em todo o Brasil, mas em menor volume, na Região Nordeste.

Na Região Sul a tendência é de chuvas volumosos especialmente no oeste dos estados da região e, os acumulados podem chegar aos100 mm.

A Região Central e também a Região Sudeste deverão ter chuvas intensas, principalmente nos estados de Minas Gerais e Espírito Santo, onde os acumulados poderão ultrapassar os 120 mm.

No MATOPIBA, as chuvas deverão variar entre 20 e 40 mm, com maior probabilidade de ocorrência em Tocantins e no oeste da Bahia. 

Figura 2: Previsão de chuva para 2ª semana. Fonte: GFS. 

- Temperatura

As temperaturas deverão sofrer pequenas variações durante o período de 19 a 25 de outubro.

O destaque é para a massa de ar que atuará na Região Sul no dia 20 de outubro.

A Figura 3 apresenta a previsão de temperatura mínima para o dia 20/10 às 09 UTC (06 horas no horário de Brasília). Observa-se que as menores temperaturas deverão ocorrer nas Serras Gaúcha e Catarinense, assim como no Planalto Sul do Estado do Paraná. 

Figura 3: Previsão de temperatura mínima para o dia 20 de outubro às 06 horas. Fonte: INMET 

Acompanhe a atualização das previsões na página inicial do INMET, onde diariamente, também são divulgados os avisos meteorológicos especiais.

Veja as Condições Observadas no Brasil nos últimos 15 dias e a Previsão para os próximos 15 dias no Informativo Meteorológico nº 41/2020 completo: AQUI