INFORMATIVO METEOROLÓGICO SEMANAL Nº 32 (17/08/2020)

Previsão de tempo para o período de 17 de agosto a 02 de setembro de 2020.

Publicado em 17/08/2020 12h06 . Última modificação 17/08/2020 12h19 .

- Previsão


A previsão de chuva entre os dias 17 e 24 de agosto de 2020 é apresentada na Figura 1. De acordo com o modelo numérico do INMET, a semana deverá ter chuvas no norte da Região Norte e principalmente na Região Sul do Brasil.

A persistência de áreas de instabilidade deverá ocasionar acumulados significativos de chuva na Região Sul durante essa semana. As chuvas estão previstas especialmente entre os dias 17 e 19 de agosto. Não estão descartados novos temporais acompanhados de rajadas de vento e granizo em áreas de Santa Catarina e no Paraná principalmente no dia 18. Os acumulados de chuva poderão ficar em torno de 150 mm.

As áreas de instabilidade também deverão ocasionar chuvas no sul de São Paulo e do Mato Grosso do Sul. Nessas áreas também poderão ocorrer temporais isolados nos dias 17 e 18 e, os acumulados de chuva poderão variar entre 50 e 80 mm.

Na Região Norte, as chuvas deverão ficar concentradas no Acre, Amazonas e Roraima, com acumulados entre 5 e 40 mm.

As chuvas deverão diminuir na Região Nordeste e, não há previsão de chuva na região central do Brasil, que inclui a área do MATOPIBA.



Figura 1: Previsão de chuva para 1ª semana. Fonte: INMET.


A Figura 2 apresenta a previsão de chuva entre os dias 25 de agosto e 02 de setembro de 2020.

De acordo com o modelo de previsão numérica, as chuvas deverão se concentrar nas Regiões Sul e Norte e também no litoral leste da Região Nordeste.

Na Região Sul a semana deverá registrar os maiores acumulados de chuva entre o leste de Santa Catarina e do Paraná, com valores entre 20 e 50 mm.

Na Região Sudeste, tendência de chuva em todo o litoral porém com acumulados baixos, variando entre 10 e 30 mm.

No litoral leste da Região Nordeste as chuvas também deverão variar entre 10 e 30 mm.

Na Região Norte, mais uma semana com acumulados de chuva mais significativos no norte e noroeste do Amazonas e em Roraima, com valores de até 80 mm.


Não há previsão de chuva na parte central do Brasil, situação característica da época do ano.




Figura 2: Previsão de chuva para 2ª semana. Fonte: GFS.


- Temperatura


A partir do dia 19 de agosto, a forte incursão de uma massa de ar frio, de origem polar, chega ao sul do país e favorecerá ao declínio acentuado de temperatura. Geadas generalizadas podem acontecer já na madrugada de quinta-feira (20/08) no sul e fronteira oeste do Rio Grande do Sul.

A partir do dia 21, o frio avança sobre Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, sul de Goiás e sul de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e chega também a Rondônia, fazendo com que as temperaturas caiam acentuadamente nestes estados.

A Figura 3 apresenta a previsão de temperatura mínima para o dia 22/08 às 12 UTC (9 horas no horário de Brasília). Observa-se o avanço da massa de ar frio até o sul de Rondônia onde a temperatura deverá ficar em torno de 15°C. Em grande parte da Região Sul, a temperatura mínima ficará abaixo dos 10°C e, deverá ficar em torno de 4°C nas Serras Gaúcha e Catarinense, assim como no sul do Rio Grande do Sul.

Há previsão de geada ao amanhecer do dia 21 no Rio Grande do Sul e no oeste de Santa Catarina. No dia 22, as geadas poderão ocorrer de forma mais generalizada no oeste do estados da Região Sul e também no sul do Mato do Grosso do Sul e sudoeste de São Paulo.

Além disso, com a umidade remanescente e o frio intenso, há também possibilidade de formação de neve nas regiões serranas do Rio Grande do Sul, em áreas de Santa Catarina bem como áreas do Sul e Sudoeste do Paraná, entre os dias 20 e 22 de agosto.




Figura 3: Previsão de temperatura mínima para o dia 22 de agosto às 9 horas. Fonte: INMET.



Acompanhe a atualização das previsões na página inicial do INMET, onde diariamente, também são divulgados os avisos meteorológicos especiais.


Veja as Condições Observadas no Brasil nos últimos 15 dias e a Previsão para os próximos 15 dias no Informativo Meteorológico nº 32/2020 completo:

https://portal.inmet.gov.br/informativos