INFORMATIVO METEOROLÓGICO N° 36/2022

Confira a previsão de tempo entre os dias 12 e 27 de setembro de 2022

Publicado em 12/09/2022 15h49 . Última modificação 12/09/2022 16h03 .

Chuva

A previsão de chuva acumulada entre os dias 12 e 19 de setembro de 2022 é apresentada na figura 1. De acordo com o modelo numérico do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os maiores acumulados estão previstos para os estados do Paraná e Santa Catarina e, também, para o sul de São Paulo, além da faixa noroeste da Região Norte.

No Norte do Brasil, estão previstos acumulados de chuva entre 20 e 60 milímetros (mm), com destaque para o oeste do Amazonas e Acre. Já no estado do Tocantins e no leste do Pará, não tem chuva prevista. Nas demais áreas, os acumulados poderão ser inferiores a 10 mm.

Na Região Nordeste, não estão previstos volumes de chuva, com exceção de áreas da região Sealba (Sergipe, Alagoas e Bahia), onde poderão ocorrer acumulados menores que 10 mm, principalmente na área litorânea. Já no norte do Maranhão, estão previstas pancadas de chuva de forma isolada.

Em grande parte do Centro-Oeste e no norte do Sudeste, uma massa de ar seco vai dificultar a formação de chuva durante a semana. Destaque, também, para os registros de baixa umidade relativa do ar.

Ainda assim, em áreas do centrossul do Mato Grosso do Sul e de Minas Gerais, além do sul do Espírito Santo, os acumulados de chuva podem ficar em torno de 20 e 40 mm, podendo ultrapassar 50 mm em áreas do leste de São Paulo e no Rio de Janeiro.

Já na Região Sul, estão previstos maiores acumulados de chuva, entre 20 e 50 mm, em grande parte do Paraná e de Santa Catarina. No sul do Paraná, inclusive, os acumulados poderão ultrapassar 60 mm. Por fim, em grande parte do Rio Grande do Sul, estão previstos baixos volumes de chuva que não devem ultrapassar 10 mm.

Figura 1: Previsão de chuva para a 1ª semana (12/09/2022 e 19/09/2022). Fonte: INMET.

A figura 2 apresenta a previsão de chuva entre os dias 20 e 27 de setembro de 2022. De acordo com o modelo de previsão numérica, a semana poderá apresentar maiores acumulados de chuva entre os estados do Paraná e São Paulo, além da faixa oeste do País.

Para a Região Norte, estão previstos acumulados maiores que 30 mm no oeste do Amazonas, Acre e Rondônia. Já no estado do Tocantins, em áreas do leste do Pará e no norte do Amapá, não há previsão de acumulado chuva durante a semana. Nas demais áreas, os acumulados não devem ultrapassar 20 mm.

Na Região Nordeste, por sua vez, os maiores acumulados de chuva previstos irão se concentrar em áreas da costa leste da região, com acumulados menores que 30 mm. Nas demais áreas, não há previsão de acumulado de chuva. 

Na Região Centro-Oeste, acumulados de chuva abaixo de 30 mm estão previstos em grande parte do oeste do Mato Grosso, centro e norte do Mato Grosso do Sul e sul de Goiás. Já em áreas do sudeste do Mato Grosso do Sul, a previsão indica volumes de chuva acima de 50 mm.

Na Região Sudeste, os maiores acumulados de chuva poderão ocorrer em grande parte de São Paulo e Rio de Janeiro, podendo ultrapassar 50 mm. Nas demais áreas, as chuvas deverão ocorrer em menor intensidade e, em áreas do norte de Minas Gerais, não há previsão de chuva.

Em grande parte da Região Sul, são previstos acumulados de chuva, principalmente no Paraná e no norte de Santa Catarina, onde os volumes deverão ultrapassar 70 mm. Nas demais áreas, são previstos acumulados de chuva em torno de 30 e 40 mm.


Figura 2: Previsão de chuva para a 2ª semana (20/09/2022 e 27/09/2022). Fonte: GFS

Confira AQUI a previsão COMPLETA para os próximos 15 dias e as condições observadas no Brasil na última quinzena no Informativo Meteorológico nº 36/2022.

O INMET é um órgão do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.

A previsão de tempo e os avisos meteorológicos são divulgados diariamente em nosso portal, aplicativo e redes sociais:

Instagram: @inmet.oficial

Twitter: @inmet_

Facebook: @INMETBR

Tiktok: @inmetoficial

Youtube: INMET


Veja mais: