Grandes volumes de chuva podem afetar áreas das regiões Sul e Sudeste até o fim de semana

Entre as localidades com maior risco, destaque para áreas de São Paulo e o litoral do Paraná

Publicado em 06/04/2023 14h37 . Última modificação 06/04/2023 16h01 .

Nesta quinta-feira (6), áreas de instabilidade continuam promovendo pancadas de chuva de intensidade moderada a forte em parte da Região Sul, com destaque para o meio-oeste de Santa Catarina, onde os volumes superaram, nesta manhã, 60 milímetros (mm) de chuva, na cidade de Caçador. A previsão indica o reforço das condições de instabilidade, especialmente, na área que vai do norte do Rio Grande Sul ao sul do Paraná, incluindo o litoral. Veja figura 1 ou confira o aviso meteorológico.

Figura 1: Imagem do aviso meteorológico de acumulado de chuva (até 100 mm/dia), vigente até as 10h do dia 07/04/2023.


Na sexta-feira (7), as instabilidades perdem força na maior parte da Região Sul. Entretanto, a medida em que um sistema frontal em alto mar se configura, ele ajuda a transportar umidade oceânica em direção ao litoral do Paraná e de São Paulo, o que vai provocar , em conjunto com áreas de baixa pressão transientes em níveis superiores da atmosfera, volumes significativos de chuva, podendo superar 100 mm em 24h em áreas localizadas, especialmente, na faixa entre o litoral do Paraná e a Baixada Santista (previsão do Modelo Cosmo). Veja figura 2.


Outro destaque para São Paulo é o potencial de pancadas de chuvas intensas, com rajadas de vento e trovoadas, porém, de duração mais limitada e fortalecidas pelo ciclo diurno de aquecimento. No restante do litoral paulista e, também, no litoral sul do Rio de Janeiro, ainda podem ocorrer chuvas significativas na sexta, principalmente, a partir da tarde, mas com previsão de volumes menores (cerca de 50 mm). Confira o aviso meteorológico.

Figura 2: Previsão do modelo cosmo 2.8 km de chuva acumulada em 48h, até as 21h do dia 07/04/2023.


Entre sábado (8) e domingo (9), as instabilidades aumentam entre o litoral norte de São Paulo e o leste do Rio de Janeiro, com possibilidade de acumulados superiores a 100 mm e chuvas ocasionais de intensidades variadas. Contudo, as chuvas continuam no restante do litoral paulista, com volumes significativos, também, na Baixada Santista. Pancadas de chuva de intensidade forte, em um período mais curto, também podem afetar a região sul de Minas Gerais e áreas de São Paulo e Rio de Janeiro. 

Devido à topografia (relevo) da Serra do Mar, a distribuição espacial das chuvas na faixa litorânea do Sul e Sudeste do País apresenta grau bastante elevado de heterogeneidade. A previsão do volume de chuva é apenas uma estimativa considerando uma área mais abrangente, que pode atingir as planícies litorâneas (áreas planas) e as escarpas serranas (encostas).


Figura 3: Aviso de acumulado de chuva (até 100 mm/dia) válido entre as 10h do dia 07/04/2023 até as 10h do dia 08/04/2023.


O INMET é um órgão do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.


A previsão de tempo e os avisos meteorológicos são divulgados diariamente em nosso portal, aplicativo e redes sociais:

Instagram: @inmet.oficial

Twitter: @inmet_

Facebook: @INMETBR

Tiktok: @inmetoficial

Youtube: INMET

Veja mais: