Grandes volumes de chuva devem atingir parte do Brasil nos próximos dias

Entre esta sexta-feira (6) e o próximo fim de semana, a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) deve provocar chuva expressiva em áreas do Norte, Centro-Oeste e Sudeste

Publicado em 06/01/2023 14h11 . Última modificação 06/01/2023 16h28 .

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê que, entre esta sexta-feira (6) e durante o fim de semana (7 e 8/1), grandes volumes de chuva ocorrerão em parte das regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste do Brasil devido à atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS).

Entre sábado e domingo, a previsão indica volumes de chuva significativos, em torno de 100 milímetros (mm) em 24h, de forma localizada, em seis estados: Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo e, também, no norte de São Paulo (figura 1). Uma área de baixa pressão sobre o Oceano Atlântico (veja nota da Marinha aqui) ajudará a manter a atuação da ZCAS em parte do País.

No domingo (8), a chuva ainda pode atingir grande parte de São Paulo e não se descartam volumes significativos (maiores que 60 mm) em alguns pontos do norte e centro-leste do estado (figura 2).

Figura 1: Mapa com a previsão de chuva entre a noite do dia 06/01 e a noite do dia 07/01. Fonte: Inmet.

Figura 2: Mapa com a previsão de chuva para a Região Sudeste entre a noite do dia 07/01 e a noite do dia 08/01. Fonte: Inmet.

Grandes volumes de chuva

A formação do primeiro episódio da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) de 2023 ocorreu na noite da última quarta-feira (4) e já provocou grandes acumulados de chuva no sul da região amazônica e em parte do Centro-Oeste e Sudeste do País.

Entre a manhã dessa quinta-feira (5) e a manhã desta sexta (6), os maiores volumes registrados nas estações do Inmet, foram:

Nova Xavantina (MT): 108,2 mm

Serra Nova Dourada (MT): 106,4 mm

Muriaé (MG): 93,6 mm

São João Del Rei (MG): 85,2 mm

Padre Ricardo Remetter (MT): 84,5 mm

Cambuci (RJ): 82,4 mm

Parque Estadual Chandless (AC): 72,4 mm

Santa Maria Madalena (RJ): 71,6 mm

Atualizações

Diante do cenário, o Inmet solicita que a população fique atenta aos avisos meteorológicos de tempo severo emitidos pelo instituto, além das atualizações futuras da previsão do tempo e de possíveis variações das áreas mais afetadas pela chuva e, também, às recomendações das defesas civis das regiões afeadas.

O INMET é um órgão do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.


A previsão de tempo e os avisos meteorológicos são divulgados diariamente em nosso portal, aplicativo e redes sociais:

Instagram: @inmet.oficial

Twitter: @inmet_

Facebook: @INMETBR

Tiktok: @inmetoficial

Youtube: INMET

Veja mais: