Grandes volumes de chuva continuam no Rio Grande do Sul, prevê Inmet

Os acumulados de chuva podem passar de 150 milímetros em algumas áreas do estado gaúcho

Publicado em 12/09/2023 16h23 . Última modificação 12/09/2023 16h49 .

Nesta terça (12) e ao longo da quarta-feira (13), um sistema de baixa pressão manterá chuvas intensas em diversas áreas do Rio Grande do Sul, especialmente entre o centro, sul, oeste e noroeste do estado, conforme mostram os avisos meteorológicos especiais de nível vermelho (grande perigo) para acumulado de chuva, emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Confira os avisos AQUI e AQUI!

Entre quarta e no decorrer da próxima quinta-feira (14), um ciclone extratropical se desenvolve junto à costa do Rio Grande do Sul e alinha a passagem de uma nova frente fria. Veja figura 1.

Figura 1: Projeção da pressão atmosférica (linhas pretas) e precipitação acumulada em 3h (sombreados): (a) às 9h (horário de Brasília) e (b) às 21h (horário de Brasília) do dia 13/09/2023.


Os maiores acumulados de chuva vão se concentrar entre a faixa central, sul e oeste do estado do Rio Grande do Sul, com volumes entre 100 e 150 milímetros (mm), com acumulados pontuais de 200 mm, até quinta-feira. Na faixa norte e nordeste do estado, a chuva pode ficar entre 80 e 100 mm. Veja figura 2.

Figura 2: Precipitação acumulada em 48h pelo modelo Cosmo de 2,8 km de resolução indica volumes de chuva acima de 125 mm (áreas na cor cinza) em áreas da faixa central e parte do sul do Rio Grande do Sul, com núcleos pontuais acima de 200 mm.


Áreas da região metropolitana de Porto Alegre devem registrar muita chuva, com volumes que podem se aproximar, ou até mesmo superar, os 100 mm.

A partir de sexta-feira (15), a frente fria avança para Santa Catarina, Paraná e sul de São Paulo e o tempo fica seco no Rio Grande do Sul até o domingo (17), com madrugadas frias e tardes com temperatura em rápida elevação.

As temperaturas caem bastante em toda a Região Sul entre quarta e quinta-feira. No Rio Grande do Sul, já faz frio a partir do fim desta terça-feira e no decorrer da quarta, devido à grande cobertura de nuvens e à chuva.

Entre quinta e sexta-feira, uma massa de ar frio começa a atuar sobre a Região Sul. Na sexta-feira, inclusive, há possibilidade de geada em áreas do Sul do Brasil, como mostra a figura 3.

Figura 3: Indicativo de geada segundo o modelo Cosmo na madrugada do dia 15/09.

O mapa de acumulado de chuva, abaixo, mostra os volumes das últimas 24h - até as 13h (horário de Brasília) desta terça-feira (12) - de acordo com as estações automáticas do Inmet. Veja figura 4.

Figura 4: Acumulado de chuva em 24h (até as 13h) de acordo com as estações automáticas do Inmet.

A tabela 1, a seguir, apresenta o total mensal de setembro, até as 9h (horário de Brasília) desta terça-feira (12), de acordo com as estações automáticas do Inmet.

Tabela 1: Acumulado de chuva em setembro, até a manhã desta terça.

O INMET é um órgão do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.

A previsão de tempo e os avisos meteorológicos são divulgados diariamente em nosso portal, aplicativo e redes sociais:

Instagram: @inmet.oficial

Twitter: @inmet_

Facebook: @INMETBR

Tiktok: @inmetoficial

Youtube: INMET

Veja mais: