Grandes volumes de chuva atingem áreas do Sudeste e Centro-Oeste nos próximos dias

A chuva será provocada pelo primeiro evento da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) do período chuvoso 2023/2024

Publicado em 04/01/2024 16h30 . Última modificação 05/01/2024 10h58 .

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para a atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) pelo Brasil nos próximos dias. O Inmet destaca que este é o primeiro episódio de ZCAS do período chuvoso 2023/2024.

Vale lembrar que a ZCAS se caracteriza por ser uma extensa faixa de nuvens de chuva, que tipicamente se estende da Amazônia, passa pelo Brasil Central e vai até a Região Sudeste, podendo atingir, também, a porção sul da Bahia, conforme mostra a figura 1. Este sistema é responsável por promover dias seguidos de tempo nublado, volumes consideráveis de chuva, por vezes persistentes, e que por consequência ameniza o calor.

Figura 1: Imagem de satélite da manhã desta quinta-feira (4) e Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) – símbolo em verde.

A ZCAS se configurou na noite dessa quarta-feira (3) e a previsão indica sua atuação até o próximo fim de semana (06 e 07/01), provocando grandes volumes de chuva neste período em áreas do Centro-Oeste, Sudeste e sul da Bahia.

O modelo COSMO indica que os acumulados de chuva devem ficar em torno ou até superar os 200 milímetros (mm) durante a atuação da ZCAS em algumas localidades de Goiás, Mato Grosso, sul do Tocantins, Minas Gerais e Espirito Santo (tons em rosa na figura 2). De forma pontual, não se descartam volumes de 100 mm a 150 mm em áreas especialmente do norte do Rio de Janeiro (áreas de divisa com o Espirito Santo) e da porção sul da Bahia.

Figura 2: Mapa de chuva acumulada para 4 dias – até as 21h (horário de Brasília) do dia 07/01.

O Inmet realiza a atualização diária das previsões de tempo e destaca a importância do acompanhamento das emissões dos avisos meteorológicos especiais nos próximos dias, especialmente nas áreas mencionadas de atuação da ZCAS.

Os avisos meteorológicos especiais são publicados diariamente no portal. 

O INMET é um órgão do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.

A previsão de tempo e os avisos meteorológicos são divulgados diariamente em nosso portal, aplicativo e redes sociais:

Instagram: @inmet.oficial

Twitter: @inmet_

Facebook: @INMETBR

Tiktok: @inmetoficial

Youtube: INMET

Veja mais: