Grandes volumes de chuva atingem o leste da Região Sul e parte do Sudeste nos próximos dias

No Sudeste, a chuva vai afetar parte do leste dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro

Publicado em 24/01/2024 16h22 . Última modificação 24/01/2024 17h12 .

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê a ocorrência de grandes volumes chuva no leste da Região Sul e em parte do leste dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Nas próximas horas, o transporte persistente de umidade, devido aos ventos marítimos, será responsável pela intensificação dos volumes. 

As figuras 1a e 1b mostram os acumulados de chuva previstos pelo modelo Cosmo 2,8 km, entre a manhã desta quarta (24) e a manhã de sexta-feira (26), entre o leste e o litoral das regiões Sul e Sudeste. Neste período, destaque para o volume de chuva previsto em pontos do litoral e leste de São Paulo, onde os acumulados de chuva podem passar de 125 milímetros (mm).

Figura 1: Chuva acumulada em 48h, até as 12h do dia 26/12, pelo modelo Cosmo 2,8 km. (a): Região Sul e (b): área do Sudeste. 

Em razão da orografia (estudo das nuances do relevo de alguma região), os maiores acumulados de chuva devem ocorrer, até o fim de semana, entre a faixa litorânea e a encosta da Serra do Mar, especialmente entre o litoral norte de Santa Catarina e o litoral de São Paulo. Os volumes de chuva podem passar de 100 mm em 24h e acima dos 250 mm ou 300 mm até a manhã de domingo (28), conforme figura 2.

Figura 2: Chuva acumulada até a manhã de domingo (28) de acordo com o modelo Cosmo 7 km.

O INMET é um órgão do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.

A previsão de tempo e os avisos meteorológicos são divulgados diariamente em nosso portal, aplicativo e redes sociais:

Instagram: @inmet.oficial

Twitter: @inmet_

Facebook: @INMETBR

Tiktok: @inmetoficial



Veja mais: