[Atualização] Frio deverá atingir as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste nos próximos dias

A previsão também indica ventos fortes, com rajadas de até 120 km/h, no litoral da Região Sul e de São Paulo.

Publicado em 08/08/2022 16h00 . Última modificação 08/08/2022 16h11 .

Nesta segunda-feira (8), áreas de instabilidade vão favorecer a ocorrência de temporais em parte da Região Sul e do Mato Grosso do Sul. Chuvas e ventos fortes, além de descargas elétricas e queda de granizo, não foram descartados em algumas localidades.

Terça-feira (9)

O processo de formação de uma frente fria manterá o tempo muito instável, com previsão de temporais em áreas do centrossul do Brasil e queda de temperatura. A Figura 1 mostra a previsão de temperatura às 06 horas (horário de Brasília) do dia 09. Tons de azul em roxo indicam previsão de temperaturas mínimas em torno de 6°C.


Figura 1
: Previsão de temperatura mínima das 6h (horário de Brasília) do dia 9/8.

A previsão indica, também, acumulados pontuais de chuva acima de 80 mm no leste do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, no centro, norte e leste do Paraná e em áreas do Mato Grosso do Sul e, no fim do dia, ventos entre 80 km/h e 100 km/h na faixa litorânea da Região Sul.

Quarta-feira (10)

A previsão indica uma pequena chance de ocorrência de neve na Serra Catarinense e o dia também deverá ser marcado por ventos muito fortes, com rajadas entre 100 km/h e 120 km/h, no litoral da Região Sul e no litoral sul de São Paulo. A Figura 2 apresenta a previsão de rajadas de vento às 18h (horário de Brasília) para o dia 10. Áreas em laranja e vermelho indicam previsão de rajadas variando entre 70 e 100 km/h. Áreas em azul indicam rajadas de vento em torno de 120 km/h.

Figura 2: Previsão de rajada de vento às 18h (horário de Brasília) do dia 10/08/2022.

Além disso, os totais de chuva entre a tarde da terça-feira (09) e tarde da quarta-feira (10) em áreas do nordeste do Rio Grande do Sul e do leste de Santa Catarina serão muito elevados, acima de 100 mm. Pontualmente, o total de chuva pode ultrapassar os 150 mm (Figura 3).

Figura 3: Previsão de chuva entre às 15h (horário de Brasília) do dia 09 e às 15h do dia 10/08/2022.

Ainda na quarta-feira, as temperaturas deverão cair nos Estados do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Rondônia.

Entre quarta-feira (10) e quinta-feira (11), há uma pequena chance de chuva de áreas onde a estiagem supera os 80 dias, como no centro e sul de Goiás e no Distrito Federal.

O INMET é um órgão do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.

Para mais informações, acompanhe o portal oficial. A previsão de tempo e os avisos meteorológicos são divulgados diariamente em nosso aplicativo e redes sociais:

Instagram: @inmet.oficial

Twitter: @inmet_

Facebook: @INMETBR

Tiktok: @inmetoficial

Youtube: INMET



Veja mais: