Frio intenso atinge São Paulo e Mato Grosso do Sul

Os dois estados registraram, entre quarta (19) e esta quinta (20), as menores temperaturas do ano até o momento

Publicado em 20/04/2023 09h30 . Última modificação 24/04/2023 16h46 .

Os estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul tiveram, nessa quarta-feira (19), queda significativa das temperaturas devido a uma massa de ar frio com origem no extremo sul do continente. Nesta quinta-feira (20), o frio se mantém nas mesmas localidades. 

As maioria das estações meteorológicas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), localizadas nos dois estados, registraram, de quarta para esta quinta, as menores temperaturas do ano até o momento.

A figura 1 abaixo mostra o mapa com as mínimas, verificadas em 24 horas nas estações automáticas do Inmet, até as 10h desta quinta.

Figura 1: Mapa com as temperaturas mínimas das últimas 24h, até as 10h desta quinta-feira (20). Fonte: Inmet.


A tabela 1 abaixo apresenta as temperaturas mínimas, registradas nas últimas 24h, até as 10h desta quinta, considerando a rede de estações do Inmet e, também, as respectivas mínimas do ano. No caso de dados de estações automáticas (precedidos da letra “A”) e convencionais para o mesmo local, a referência principal é a convencional.

Temperaturas mínimas desta quinta-feira (20) e do ano de 2023  (para São Paulo e Mato Grosso do Sul)

Tabela 1: Tabela com as temperaturas mínimas desta quinta-feira (20) e do ano de 2023 para São Paulo e Mato Grosso do Sul.


Previsão 

A previsão para os próximos dia indica mais frio em grande parte de São Paulo e Mato Grosso do Sul, com possibilidade de registro da menor temperatura desta semana nesta sexta-feira (21), entre a madrugada e o amanhecer. Há, também, chance de geadas em áreas isoladas da Serra da Mantiqueira.

A figura 2 abaixo mostra o mapa com a previsão de temperaturas mínimas, calculadas pelo modelo Cosmo 7km do Inmet. Vale ressaltar que, de maneira pontual, os valores podem ser menores que o apresentado na imagem. 

Para consultar valores específicos para cada município, acesse: https://previsao.inmet.gov.br/

Figura 2: Mapa com a previsão numérica do modelo Cosmo 7km de temperaturas mínimas para sexta-feira (21). Fonte Inmet 


O INMET é um órgão do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.


A previsão de tempo e os avisos meteorológicos são divulgados diariamente em nosso portal, aplicativo e redes sociais:

Instagram: @inmet.oficial

Twitter: @inmet_

Facebook: @INMETBR

Tiktok: @inmetoficial

Youtube: INMET



Veja mais: