Frente fria provoca novos temporais e queda de temperatura na Região Sul

A previsão indica ventos acima de 70 km/h, queda de granizo e chuva forte em algumas localidades

Publicado em 21/11/2023 17h02 . Última modificação 21/11/2023 17h12 .

Nesta terça-feira (21), áreas de instabilidade que se formam pelo ar quente e úmido vão provocar tempestades na fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai e, também, no oeste do estado gaúcho. Ao longo desta quarta-feira (22), uma frente fria vai se deslocar rapidamente pelo Rio Grande do Sul e atingir os estados de Santa Catarina e Paraná até o fim do dia.

A previsão indica temporais com ventos acima de 70 km/h, queda de granizo e chuva localmente forte. No sul e noroeste do estado gaúcho, os volumes de chuva podem variar entre 50 milímetros (mm) e 100 mm. Nas demais áreas do estado, o acumulado deve ficar entre 30 mm e 60 mm.

A partir da quinta-feira (23), o tempo volta a ficar seco no Rio Grande do Sul, enquanto a chuva e os temporais se deslocam rapidamente para o norte de Santa Catarina e Paraná.

Na sexta (24), a chuva vai se concentrar no norte do Paraná, com menor intensidade.

Nos próximos dias, as temperaturas começam a cair, com ventos predominantemente de sul/sudeste, trazendo uma massa de ar frio e seco que vai se manter até o próximo sábado (25).

Figura 1: Mapa de chuva acumulada em 48h, até as 9h do dia 23/11, pelo modelo Cosmo 2,8 km.

O INMET é um órgão do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.


A previsão de tempo e os avisos meteorológicos são divulgados diariamente em nosso portal, aplicativo e redes sociais:

Instagram: @inmet.oficial

Twitter: @inmet_

Facebook: @INMETBR

Tiktok: @inmetoficial

Youtube: INMET

Veja mais: