Frente fria provoca chuva e queda de temperatura em áreas da Região Sul
Além dos temporais, parte do Rio Grande do Sul pode registrar temperaturas mínimas em torno de 8°C até sexta-feira (14)
Após vários dias seguidos com predomínio de sol e temperaturas elevadas, uma frente fria avança pelo Rio Grande do Sul, provocando temporais isolados e volume de chuva diário acima de 50 milímetros (mm) em alguns pontos do estado entre esta quarta (12) e quinta-feira (13). Veja figura 1. A previsão indica, também, condições para chuva forte e temporais isolados no oeste de Santa Catarina e do Paraná, especialmente, nesta quinta.
Figura 1: Precipitação (chuva) acumulada em 48h, em milímetros (mm), prevista pelo modelo Cosmo até as 21h desta quinta-feira (13).
Com o deslocamento deste sistema, a previsão também indica queda acentuada das temperaturas, principalmente, das máximas, como pode ser observado no comparativo da figura 2.
Entre esta quarta e quinta-feira, algumas áreas nas regiões central e metropolitana do estado terão queda de temperatura máxima de 33°C para 19°C.
Figura 2: Temperaturas máximas previstas pelo modelo Cosmo para: (a): quarta-feira (12) e (b): quinta-feira (13).
A figura 3a mostra a tendência da temperatura no fim desta quinta-feira. A frente fria fica semiestacionária na altura do norte do Rio Grande do Sul e a massa de ar frio atinge mais diretamente o sul do estado gaúcho, com temperaturas mínimas previstas em torno de 8°C na fronteira com o Uruguai, entre quinta e sexta-feira (14). Veja figura 3b.
Figura 3: (a): Tendência de queda da temperatura na quinta-feira (13) e (b): previsão de temperatura mínima para sexta-feira (14).
O INMET é um órgão do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.
A previsão de tempo e os avisos meteorológicos são divulgados diariamente em nosso portal, aplicativo e redes sociais:
Instagram: @inmet.oficial
Twitter: @inmet_
Facebook: @INMETBR
Tiktok: @inmetoficial
Youtube: INMET