Frente fria provoca chuva e baixas temperaturas em parte do Brasil nos próximos dias

O frio vai atingir áreas do Sul, Sudeste e Centro-Oeste, além do sul da região amazônica

Publicado em 07/06/2023 15h25 . Última modificação 07/06/2023 15h58 .

Uma frente fria, seguida de uma intensa e ampla massa de ar frio, deve se deslocar, entre o fim da próxima sexta-feira (9) e o sábado (10), da Argentina até o Uruguai, chegando ao Rio Grande do Sul com queda acentuada das temperaturas nos dias seguintes.

Antes disso, uma massa de ar quente e seco deve predominar, até sexta, em boa parte do Sul do Brasil, gerando grande amplitude térmica (variação entre mínimas e a máximas), com temperaturas que devem passar dos 30°C em diversas áreas no período da tarde.

Os mapas da figura 1 mostram as projeções do modelo Cosmo para a umidade relativa do ar entre sexta e sábado, enquanto a figura 2 indica a previsão do modelo Cosmo para as temperaturas máximas entre sexta e domingo (11).

Figura 1: Previsão do modelo Cosmo para umidade relativa do ar na tarde de (a) sexta-feira (9) e (b) no sábado (10).


Figura 2: Previsão do modelo Cosmo para temperaturas máximas na (a) sexta-feira (9), (b) sábado (10) e (c) domingo (11), todas às 15h (horário de Brasília).


À medida em que a frente fria se desloca durante o fim de semana e no decorrer da segunda-feira (12) para as demais áreas do Sul, sul e oeste de Mato Grosso do Sul e sul e leste de São Paulo também vai provocar chuva e queda de temperatura nestas áreas, com acumulados em torno de 30 milímetros (mm). Os maiores volumes (acima de 50 mm) ocorrerão no leste da Região Sul entre domingo e segunda-feira. Veja figura 3.

Além disso, o ar frio poderá atingir, no decorrer da próxima semana, o centro e oeste de Mato Grosso, sul e oeste de Rondônia, leste do Acre, sul do Amazonas e, também, o sul e sudoeste de Goiás. Se a previsão se mantiver, ocorrerá o primeiro episódio de “friagem” de 2023.

A figura 4 mostra a tendência de queda da temperatura do ar entre o fim do domingo e a segunda-feira, indicando declínio de mais de 10°C em 24h entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina e em áreas mais ao sul de Mato Grosso do Sul ao Paraná, além do litoral sul de São Paulo.

Figura 3: Precipitação (chuva) acumulada em 144 horas prevista pelos modelos (a) Cosmo e (b) GFS.

Figura 4: Tendência de queda da temperatura do ar entre o fim do domingo (11) e a segunda-feira (12).

Entre segunda e quarta-feira (14), a frente fria deve ficar semiestacionária entre o norte do Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul, com provável formação de um sistema de baixa pressão no Atlântico a leste da Região Sul a partir de terça-feira (13). O sistema deve intensificar a chuva nestas áreas, deixando o tempo úmido e com baixas temperaturas.

O deslocamento do ar frio e seco de origem polar, na retaguarda da frente fria, provocará queda acentuada das temperaturas, com mínimas previstas para as madrugadas de segunda e terça perto de zero grau ou negativas em áreas da Campanha Gaúcha, da fronteira com o Uruguai e, também, na Serra do Sudeste gaúcho. Nas demais áreas serranas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, os valores devem ficar entre 2°C e 5°C (figura 5).

A previsão ainda indica uma possível formação de geada na segunda e terça-feira, especialmente entre o centro-sul gaúcho, áreas em que o céu estará mais aberto. Veja figura 6. Os tons em amarelo na figura indicam condição para geada moderada em áreas próximas da Campanha Gaúcha, áreas de fronteira com o Uruguai e Serra do Sudeste gaúcho, podendo ser forte em pontos isolados.

A previsão não descarta a ocorrência de geada fraca, de forma isolada, ao sul do Planalto gaúcho e sul da Serra do Nordeste.

Figura 5: Temperatura mínima prevista para esta (a) segunda (12), de acordo com o modelo Cosmo, e (b) terça-feira (13), conforme modelo GFS.

Figura 6: Mapa indicativo de geada para (a) segunda-feira (12), de acordo com o modelo Cosmo, e (b) terça-feira (13), conforme modelo GFS.

O INMET é um órgão do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.

A previsão de tempo e os avisos meteorológicos são divulgados diariamente em nosso portal, aplicativo e redes sociais:

Instagram: @inmet.oficial

Twitter: @inmet_

Facebook: @INMETBR

Tiktok: @inmetoficial

Youtube: INMET

Veja mais: