Frente fria pode provocar geada nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste a partir de sexta-feira (29)

A previsão é de chuvas intensas, rajadas de vento, raios e até queda de granizo no Rio Grande do Sul.

Publicado em 28/07/2022 15h31 . Última modificação 29/07/2022 09h32 .

Nesta quinta-feira (28), uma frente fria provoca chuvas intensas, rajadas de vento, raios e queda de granizo no Rio Grande do Sul. Até o fim do dia, a chuva também pode chegar ao sul de Santa Catarina. Já as temperaturas máximas devem cair cerca de 12°C na região da Campanha Gaúcha.

Sexta-feira fria!

Na manhã desta sexta-feira (29), a frente fria deve avançar e uma massa de ar de origem polar vai derrubar as temperaturas em Santa Catarina, Paraná e no Mato Grosso do Sul. Já no período da tarde, o frio também pode atingir São Paulo, sudoeste do Mato Grosso e Rio de Janeiro, incluindo a capital.

A previsão ainda aponta para a possibilidade de chuva no leste de São Paulo, especialmente, no litoral, assim como no sul de Minas Gerais e do Rio de Janeiro, porém, de maneira mais fraca e isolada.

Os ventos também se intensificam na sexta-feira, com rajadas podendo superar 70 km/h no Mato Grosso do Sul, especialmente no sul e sudoeste do estado, e em São Paulo, principalmente, no centro, leste e nordeste.

As temperaturas mínimas previstas para a Região Sul poderão ficar em torno de 10ºC na noite de hoje (28), e próximas a zero grau, principalmente, na sexta e no sábado (30).

Neve e geada

Ainda na sexta-feira (29), durante a madrugada e o período da manhã, há uma pequena chance de ocorrência de neve nas áreas mais altas da Serra Catarinense.

Já no sábado (30), as baixas temperaturas vão favorecer a ocorrência de geada nos estados da Região Sul e, também, no sul de São Paulo e do Mato Grosso do Sul.

Domingo

No domingo (31), as temperaturas começam a subir gradativamente, mas persiste a condição de geada nos estados da Região Sul, em áreas isoladas da faixa centro-leste de São Paulo, especialmente no sul, e na Serra da Mantiqueira.

                                Figura 1: Temperaturas mínimas previstas pelo modelo Cosmo 7km do INMET na madrugada de sábado (30/07/2022).



O INMET é um órgão do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.

A previsão de tempo e os avisos meteorológicos são divulgados diariamente em nosso portal, aplicativo e redes sociais:

Instagram: @inmet.oficial

Twitter: @inmet_

Facebook: @INMETBR

Tiktok: @inmetoficial

Youtube: INMET

Veja mais: