Frente fria avança pelo Sul do Brasil no final de semana

Nova massa de ar frio vai derrubar as temperaturas na Região Sul, em áreas do Sudeste, Centro-Oeste e Norte até terça-feira (30)

Publicado em 25/08/2022 16h20 . Última modificação 29/08/2022 13h52 .

A chegada de uma nova frente fria causará chuvas intensas, queda de temperatura e geadas, a partir do próximo sábado (27), no Sul do Brasil. Com o passar dos dias, áreas das regiões Sudeste, Centro-Oeste e, até o sul da região amazônica, também serão afetadas.

No sábado, a previsão indica chuvas, que pontualmente podem ser fortes, no Rio Grande do Sul. Já no domingo (28), as chuvas deverão ficar concentradas desde o norte do Rio Grande do Sul até o Estado do Paraná e, com o avanço da frente fria em direção ao centrossul do País, a temperatura terá uma queda acentuada no Rio Grande do Sul (figura 1). No domingo, existe uma pequena chance de neve nos pontos mais altos do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

Figura 1: Mapa da previsão de temperaturas mínimas para o dia 28 de agosto de 2022 às 9h (horário de Brasília). Fonte: Inmet.


Ainda no domingo (28), há possibilidade de geada fraca na região da Campanha Gaúcha ao amanhecer. Na noite do mesmo dia e, principalmente, na madrugada e no amanhecer de segunda-feira (29), também haverá formação de geada no Rio Grande do Sul (exceto no litoral e noroeste) e em Santa Catarina. A geada será de intensidade moderada na Campanha Gaúcha e nas regiões serranas e de intensidade fraca nas demais áreas dos dois estados em razão do avanço do ar frio. A figura 2 mostra as áreas com previsão de formação de geada na segunda-feira. Áreas em vermelho e roxo indicam geada de intensidade forte.

Figura 2: Mapa da previsão de geada para o dia 29 de agosto de 2022 às 6h (horário de Brasília). Fonte: Inmet.


Na segunda-feira (29), as temperaturas mínimas deverão variar entre -4°C e 2°C nas serras gaúcha e catarinense. A massa de ar frio também vai derrubar as temperaturas no Mato Grosso do Sul, sul e oeste de Mato Grosso, Rondônia e sul do Acre, além de áreas da Região Sudeste até a terça-feira (30), como o norte de Minas Gerais.


O sul da Bahia também será atingido pelo frio no início da semana. As temperaturas devem cair em torno de 5°C.

Já no nordeste da Bahia, o tempo vai ficar chuvoso, com acumulado de até 50 mm na semana, o que não é comum para a região nesta época do ano.

Na quarta-feira (31), a massa de ar frio começa a perder força e as temperaturas devem entrar em gradativa elevação.


O INMET é um órgão do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.

A previsão de tempo e os avisos meteorológicos são divulgados diariamente em nosso portal, aplicativo e redes sociais:

Instagram: @inmet.oficial

Twitter: @inmet_

Facebook: @INMETBR

Tiktok: @inmetoficial

Youtube: INMET

Veja mais: