Frente fria atinge parte do Brasil a partir desta quarta-feira (20)

Os primeiros dias do outono terão registro de chuva e baixas temperaturas no Sul e em áreas do Centro-Oeste e Sudeste

Publicado em 19/03/2024 15h04 . Última modificação 20/03/2024 15h33 .

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para a aproximação de uma frente fria na Região Sul do Brasil a partir da noite desta quarta-feira (20). Este sistema irá potencializar a chuva, especialmente no Rio Grande do Sul. Neste dia, há condições para acumulados de chuva significativos, que podem oscilar entre 80 e 100 milímetros (mm) em áreas do sul do estado gaúcho (figura 1a).

Entre a noite de quarta-feira e manhã da quinta (21), há possibilidade de alguns temporais, com queda de granizo em pontos isolados e rajadas de vento entre 70 e 80 km/h, no estado gaúcho. Ao logo da quinta, estes temporais devem atingir áreas de Santa Catarina e do Paraná. Além disso, no decorrer do dia 21 e na sexta-feira (22), a instabilidade pré-frontal irá reforçar a condição para fortes pancadas de chuva, com temporais localizados, em áreas das regiões Sudeste e Centro-Oeste.

Ainda na sexta e no sábado (23), o avanço da frente fria pelo leste da Região Sudeste, deve provocar volumes de chuva em torno dos 70 mm. De forma mais pontual, a chuva entre o Vale do Paraíba, litoral norte de São Paulo, sul e Zona da Mata de Minas Gerais, Rio de Janeiro e sul do Espirito Santo, poderá superar os 150 mm por dia (figura 1b).

Figura 1: Previsão de chuva acumulada de acordo com o modelo Cosmo 7 km - (a) entre a manhã de quarta-feira (20) e manhã de quinta-feira (21) e (b) entre a manhã de sexta-feira (22) e manhã do sábado (23).

Temperatura

A previsão indica também que, no decorrer da quinta-feira, as temperaturas máximas entrarão em declínio na Região Sul, especialmente no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e metade sul do Paraná (figura 2a). Essa situação ocorrerá devido ao aumento da nebulosidade e da chuva.

Ao longo da sexta-feira, esta condição atingirá parte do Centro-Oeste, como Mato Grosso do Sul, sul de Mato Grosso e de Goiás e áreas da Região Sudeste, como os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e centro-sul de Minas Gerais.

No Rio Grande do Sul e em áreas do sul e planalto sul de Santa Catarina, a sexta-feira começa gelada devido ao avanço de uma massa de ar frio. Por este motivo, as temperaturas mínimas podem oscilar em torno dos 6°C na região da campanha gaúcha.

No sábado, por sua vez, as temperaturas mínimas podem ficar em torno dos 4°C em pontos das serras gaúcha e catarinense (figura 2b), e não se descarta, inclusive, o primeiro episódio de geada (fraca) do outono nestas áreas.

No fim de semana as temperaturas ficam mais amenas, especialmente na faixa leste das regiões Sul e Sudeste do País.

Figura 2: (a) Temperatura máxima prevista pelo modelo Cosmo 7km para às 15h (hora de Brasília) de quinta-feira (21) e (b) Temperatura mínima prevista pelo modelo Cosmo 7km para às 6h (hora de Brasília) do sábado (23).

Para os próximos dias, o Inmet destaca a importância de acompanhar as atualizações da previsão do tempo, pois, nesta época de transição entre o verão e o outono, podem ocorrer mudanças significativas.

O INMET é um órgão do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.

A previsão de tempo e os avisos meteorológicos são divulgados diariamente em nosso portal, aplicativo e redes sociais:

Instagram: @inmet.oficial

Twitter: @inmet_

Facebook: @INMETBR

Youtube: INMET

Veja mais: